Assessoria de Imprensa

Rio Grande do Sul recebe pontos de coleta de vidro para reciclagem

São Paulo, 04 de janeiro de 2023 – O estado do Rio Grande do Sul passa a contar com 45 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para coleta exclusivamente de vidro, que será destinado à reciclagem. Os containers estão espalhados por locais públicos em 9 municípios ao longo do litoral rio-grandense e foram inaugurados como parte do projeto do Governo do Estado chamado “Verão Total” no dia 17 de dezembro, na cidade Capão da Canoa/RS.

O evento de lançamento contou com a presença do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, além da secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e representantes das empresas Verallia, Massfix e Grupo Recicla.

Ampliar significativamente a coleta e a reciclagem de vidro nos municípios que compõem o litoral do Rio Grande do Sul é o objetivo dessa ação conjunta entre a iniciativa privada e o governo do estado.

A instalação dos PEVs é uma ação do Programa Vidro Vira Vidro e tem como propósito aumentar a circularidade desse material tão nobre no Brasil. O programa é liderado por dois importantes atores da cadeia: a Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, e a Massfix, líder nacional na reciclagem de cacos de vidros. No Rio Grande do Sul, o Programa também conta com o apoio do Grupo Recicla.

Além do Rio Grande do Sul, os containers do Programa Vidro Vira Vidro estão sendo implementados em diversas outras cidades brasileiras e a meta é chegar a 1.500 pontos até 2025.

“Melhorar a taxa de reciclagem de vidro no Rio Grande do Sul trará benefícios para além da região litorânea onde estão instalados os PEVs. Contribuir com o meio ambiente em pontos específicos é o início da disseminação de bons exemplos e colaboração à natureza”, afirma Quintin Testa, diretor geral da Verallia América Latina que explica que essas ações fazem parte do propósito da companhia de “Reimaginar o vidro para um futuro sustentável”.

Investimentos na região

A Verallia anunciou em 2021 um investimento de 80 milhões de euros para expansão de seus negócios no Brasil. O destino é a construção de um novo forno em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, onde a empresa já possui uma planta.

Com a expansão da planta de Campo Bom, a expectativa é atender, preferencialmente, o mercado nacional de vinhos e spirits. A previsão é que o novo forno esteja em pleno funcionamento no quarto trimestre de 2023. Com a  ampliação, a capacidade produtiva diária da Verallia na região Sul ficará em torno de 1.3 milhões de peças.

Aumentar a reciclagem de vidro é uma necessidade

Hoje, é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduo, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2. Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir 5% de CO2 e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação.

Por ser um material 100% reciclável, 1kg de caco de vidro oriundo da reciclagem que retorna ao processo produtivo representa 1kg de vidro novo.

Programa Vidro Vira Vidro

Criado pela Verallia, o programa Vidro Vira Vidro tem expectativa de coletar 24 mil toneladas de caco por ano, que ajudará a reduzir as emissões COno processo de fabricação de embalagens de vidroconsumo de energia e o uso de matéria-prima virgem.

Um dos diferenciais dos containers que são utilizados é que possuem tecnologia de sensor que permite otimização da logística, de forma que o caminhão se dirija ao PEV somente quando houver necessidade.

 

Cidades contempladas:

Cidade Quantidade de PEVS
1 Pinhal 2
2 Cidreira 2
3 Tramandaí 7
4 Imbé 4
5 Capão da Canoa 1
6 Atlantida Sul 5
7 Xangrilá 7
8 Arroio do Sal 2
9 Torres 7
TOTAL PEVS 45

 Sobre a Verallia

Na Verallia, nosso objetivo é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Trabalhamos em uma causa comum com nossos clientes, fornecedores e outros parceiros em toda a cadeia de valor para desenvolver novas soluções saudáveis e sustentáveis para todos. Com cerca de 10 mil colaboradores e 32 fábricas em 11 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, fornecendo soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo. Em 2021, a Verallia produziu mais de 16 bilhões de garrafas e potes e obteve receita anual de € 2,7 bilhões. A Verallia está listada no compartimento A da bolsa de valores Euronext Paris (Ticker: VRLA – ISIN: FR0013447729) e está incluída nos índices SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable. No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse www.verallia.com.br. Siga-nos no LinkedIn,  Twitter,  Facebook,  YouTubeInstagram

A Verallia e a sustentabilidade

Mundialmente a Verallia é comprometida com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. Referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% e infinitamente reciclável e inerte, garantindo a saúde e a segurança alimentar dos consumidores. Em todos os seus processos de produção, a Verallia busca a otimização do consumo de água e energia, o controle das emissões atmosféricas, o estímulo ao desenvolvimento social e a criação de novas opções em embalagens de vidro que necessitem de menos matéria-prima e que, ao mesmo tempo, estimulem e facilitem a cadeia da reciclagem.

 

Contatos para imprensa

Press à Porter

Felipe Rariz – felipe@pressaporter.com.br – 11 97148-6742

Gustavo Diamantino – gustavo@pressaporter.com.br – 11 99567-3536

Compartilhe esta notícia: