Notícias

Instituto Venturi promove o 11° Forum Internacional de Resíduos Sólidos

No período de 8 à 10 de junho a capital gaúcha receberá a 11ª edição do Forum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS), consolidado como o evento técnico e científico mais importante do Brasil sobre o tema, e que apresenta uma visão ampla do assunto trazendo desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial.

O evento tem como principal propósito difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos. E assim, provocar uma reflexão e conscientização quanto às consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída dentro do que defende a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Segundo a presidente do Instituto Venturi, Arlinda Cézar, além da programação de painéis e exposição de artigos científicos, para a edição deste ano foi firmada cooperação com a Universidade de Roma (Sapienza). “A parceria visa a participação de professores desta universidade na Comissão Científica do FIRS, bem como a publicação de uma edição especial do periódico International Journal of Environment and Health com os melhores trabalhos científicos publicados nos Anais do Forum”, contou.

Ainda de acordo com ela, a décima primeira edição do FIRS “vem consolidar essa vocação para a luta por uma sociedade cujas ações sejam ambientalmente corretas, em condições seguras e justas para os seus públicos de interesse, sem deixar de considerar seus necessários ganhos econômicos.”

O 11º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos é promovido pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais e conta com o apoio de empresas do setor ambiental e grandes universidades, entre elas a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O evento acontecerá no auditório Mondercil Paulo de Moraes, no Ministério Público do estado do Rio Grande do Sul (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80). As submissões de trabalhos científicos podem ser realizadas diretamente pelo site até o dia 31 de março, para mais informações acesse o site www.firs.institutoventuri.org.br.

Sobre o Instituto Venturi Para Estudos Ambientais

 O Instituto Venturi Para Estudos Ambientais é uma organização sem fins econômicos que visa apontar soluções economicamente viáveis em questões socioambientais para empresas, governos e comunidades. Esse trabalho é feito através de estudos técnicos e científicos, pesquisas, produção de materiais educativos, consultoria e organização de eventos e workshops sobre tópicos relacionados à sustentabilidade.

Ao longo dos últimos anos, o Instituto Venturi tem voltado as suas ações para ajudar as entidades e empresas, públicas e privadas, no ajustamento dos seus processos produtivos em patamares mais elevados de qualidade ambiental, como consequência das melhorias introduzidas pela adoção de tecnologias e práticas mais limpas. Saiba mais acessando www.institutoventuri.org.br.

Compartilhe esta notícia: