Notícias

Colaboradores da Owens Illinois se tornam voluntários em ação de revitalização de escolas municipais e praça pública na região do Campo Limpo

 


 

No dia 09/11, cerca de 200 funcionários de multinacionais irão transformar os espaços com pintura, reforma de brinquedos e a criação de novos ambientes para impactar a qualidade de vida das crianças da região. Ação faz parte do Dia Viva Unido, promovido pela United Way Brasil em prol da Primeira Infância.

 

São Paulo, 05 de novembro de 2018 – Conhecido pelo baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e as altas taxas de mortalidade infantil (o *índice é 6,74 maior em relação à taxa de mortalidade do bairro de Pinheiros,) o Campo Limpo, em São Paulo, vem recebendo apoio de um grupo de empresas e seus voluntários corporativos por meio de projetos focados no desenvolvimento da Primeira Infância.

 

As ações fazem parte do programa “Crescer Aprendendo”, desenvolvido desde 2012 pela organização United Way Brasil e que já beneficiou mais de 2 mil crianças de 13 centros de educação infantil participantes. No dia 09/11, a organização realiza o “Dia Viva Unido”, em parceria com a Owens Illinois (O-I), líder global na fabricação de embalagens de vidro, entre outras empresas e fundações. 

Em uma ação coletiva, cerca de 200 voluntários farão um mutirão para qualificar e revitalizar espaços de brincadeiras e vivência nos Centros de Educação Infantil (CEI) Dra. Nathália Pedroso e Olga Benário​, que juntos atendem cerca de 243 crianças. Pintura nos muros e refeitórios das escolas, manutenção das salas de leitura e brinquedoteca, além de paisagismo estão entre as ações. A programação também beneficiará a comunidade local com a recuperação da Praça do Campo Limpo, que ganhará novos espaços como: jardim sensorial, canto de leitura, paisagismo, espaço para bebês, além da restauração de brinquedos e outras melhorias.

As atividades do Dia Viva Unido começam pela manhã e terminam ao final do dia, enquanto as crianças permanecem em sua rotina nas salas de aula.

Gabriela Bighetti, diretora-executiva da United Way Brasil, chama a atenção para a importância do engajamento do setor privado no desenvolvimento da primeira infância. Segundo pesquisas apresentadas na cartilha “Aposte na Primeira Infância”, lançada este ano, desenvolvida pelo Instituto GPTW, em parceria com a United Way Brasil e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, empresas que adotaram programas em prol da primeira infância tiveram impacto direto na produtividade e rotatividade dos funcionários, com esta última caindo de 21% para 9,9%. “Crianças bem assistidas mudam o mundo. Cuidar delas é construir, no hoje, a sociedade que queremos. Por isso o papel das empresas e o envolvimento dos funcionários pode ser tão relevante nesse processo”, afirma.

Para Rildo Lima, presidente Americas South da O-I e do Conselho da United Way Brasil, “trabalhos como este podem fazer a diferença na vida das pessoas, principalmente em um importante período como a primeira infância. Ficamos muito felizes em fazer parte desse projeto e vemos com grande valor o trabalho do voluntariado. Por isso incentivamos o engajamento de nossos colaboradores para participação no Dia Viva Unido, pois sabemos que é uma ação transformadora, tanto para as crianças quanto para os voluntários”, comenta.

A iniciativa é promovida pela ONG há 16 anos e simboliza o esforço de voluntários, pais e pedagogos para melhorar a aprendizagem das crianças, além de destacar a importância da educação na primeira infância para o futuro do País. “A O-I incentiva com entusiasmo o voluntariado e a parceria com a United Way, assim como as ações internas que promovemos nos enchem de satisfação. Nosso time conta com colaboradores engajados e temos a certeza que, juntos, podemos construir um Brasil melhor”, diz Rildo Lima, presidente da O-I e do Conselho da United Way Brasil.

Crescer Aprendendo – O Crescer Aprendendo nasceu a partir de inspiração da iniciativa Born Learning, desenvolvida pela United Way Worldwide Estados Unidos. O projeto utiliza diferentes estratégias para potencializar o desenvolvimento e aprendizado da Primeira Infância, que inclui crianças de 0 a 6 anos.

Desde 2012, a United Way Brasil desenvolve o projeto Crescer Aprendendo para contribuir com o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, por meio da formação de seus pais e cuidadores, disponibilizando conhecimento e informação de qualidade, online e presencial, com foco nos temas: gravidez, parto e amamentação, saúde da criança, nutrição, importância do brincar, comportamento da criança e papel da família.

Os temas são trabalhados de forma lúdica, e tal conhecimento é reforçado por meio de um aplicativo que contém informações complementares sobre cada um dos assuntos abordados na formação.

O Projeto Dia Viva Unido é uma realização da United Way Brasil em parceria com a Ecolab, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Lear Corporation, Lilly, Morgan Stanley, Owens Illinois, P&G, Pitney Bowes e PwC.

*dados do Mapa de Desigualdades – Rede Nossa São Paulo/2016

 

Sobre a O-I

A Owens Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de alimentos e bebidas. Com uma receita de US$ 6,9 bilhões em 2017, a empresa é sediada em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 26.500 colaboradores em 78 fábricas distribuídas por 23 países. A O-I oferece soluções de embalagens de vidro seguras, sustentáveis, puras, icônicas e que constroem marcas para um mercado global crescente. Para promover os benefícios das embalagens de vidro em todo o mundo, a O-I criou o movimento Glass Is Life, que se baseia nas razões pelas quais as pessoas escolhem o vidro: sabor, saúde, sustentabilidade e qualidade. Para mais informações, acessewww.o-i.com.

Sobre a United Way Brasil (www.unitedwaybrasil.org.br)

A United Way Brasil é uma organização sem fins lucrativos que faz parte da United Way Worldwide, uma rede global considerada a maior de filantropia no mundo. Promove o Movimento Dia VIVA UNIDO, que conecta pessoas para transformar a vida de crianças e jovens do Brasil por meio da educação. Foi fundada em 2001 por iniciativa de empresas privadas com a missão de mobilizar e articular sociedade civil, governo e empresariado para que invistam na educação de crianças e jovens, desenvolvendo habilidades e competências para a vida.

 

Mais informações

 

Tamires Farias l Tel.: 11 5090-8900 ramal 8872 l tamires.santos@ketchum.com.br

Jaqueline Frederes I Tel.: 11 5090-8969 I jaqueline.frederes@ketchum.com.br

 

Assessoria imprensa UWB – Mira Comunicação
Juliana Miranda | juliana.miranda@miracomunica.com.br
Diego Ramalho |  diego.ramalho@miracomunica.com.br
Luiza Donatelli | luiza.donatelli@miracomunica.com.br

Julia Di Spagna | julia.spagna@miracomunica.com.br

Tel. (11) 4563-6004

Compartilhe esta notícia: