Notícias

ArchiGlass Joinville supera expectativas e reúne 87 profissionais do setor vidreiro

Por ASCEVI
           
ArchiGlass aconteceu no último dia 23 e reuniu 87 participantes em Joinville, entre eles arquitetos, engenheiros, designers de interiores, técnicos de edificações e demais profissionais da construção civil. Essa foi a primeira vez que o evento itinerante foi realizado no Norte do Estado. Segundo o presidente da Associação Catarinense das Empresas Vidreiras (Ascevi), Lino Rohden, eventos como esse cumprem o papel de informar os profissionais do setor. “Nós percebemos que, de forma geral, o setor da construção civil carece de informações sobre a variedade de vidros que existem e suas aplicações. O mercado precisa se profissionalizar mais, pois há muitas soluções que promovem a economia a longo prazo, mas a curto prazo, por custar às vezes um pouco mais caro, acabam não sendo corretamente avaliadas.”
A programação contou com a palestra “Vidros de alto desempenho e eficiência energética em edificações”, realizada por Fernando Whestphal da Abividro. Segundo o palestrante, o evento foi bem organizado e contou com grande participação do público. “Esse tipo de evento é importante para que o arquiteto conheça os diferentes produtos disponíveis no mercado e exija do vidraceiro as novidades. Assim acho que a cadeia vai evoluindo. Também gostei mais desse novo formato de discussão com os representantes das fábricas. Ficou muito mais agradável e menos cansativo para o público.”
Na sequência, aconteceu o Glass Talk Show, promovendo um verdadeiro debate entre os representantes das usinas e o público presente. Segundo o engenheiro e consultor da Abividro, Luis Jorge Pinheiro, que foi quem conduziu o Talk Show, os participantes demonstraram grande interesse, interagindo durante o evento, que teve “o objetivo de levar ao público, de forma clara e direta, a evolução do vidro plano, através de lançamentos recentes e esclarecimentos técnicos sobre produtos especiais nos diversos segmentos de aplicação”.
O técnico em edificações, Jose Jurandir Pereira, participou do ArchiGlass junto com sua filha, a engenheira civil Raquel Wolf, e acrescentou que mais eventos como esse deveriam ser realizados na região. “O tema é muito interessante e pela sua importância merecia maior divulgação e um espaço mais amplo. É fundamental que todos os atores envolvidos (do fabricante ao colocador) conheçam e tenham um aprendizado continuado, devido ao dinamismo e às novidades do mercado vidraceiro.”
Ascevi junto ao Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vidro, Espelhos, Cristais de Santa Catarina foram os responsáveis pela realização do evento, que foi gratuito, sendo solicitado aos participantes apenas que levassem um quilo de alimento não perecível, que foi doado posteriormente para uma instituição carente da região. O ArchiGlass Joinville foi patrocinado pelas usinas de vidro AGC, Cebrace, Guardian, Saint Globain e Vivix. O encontro contou ainda com o apoio da Associação de Joinville e Região das Pequenas, Micro e Médias Empresas (Ajorpeme), que forneceu o local onde o evento foi promovido.
Segundo depoimento de Luiz Jorge Pinheiro, consultor da Abividro, o “Archiglass atingiu seu objetivo tanto no número de participantes como no conteúdo. Houve interesse do público através de perguntas com bom nivel de qualidade. Foi dentro das expectativas, considerando o grande potencial que representa a região. O talk show tem o objetivo de levar ao público, de forma clara e direta, a evolução do vidro plano, através de lançamentos recentes e esclarecimentos técnicos sobre produtos especiais, nos diversos segmentos de aplicação. Certamente é muito importante esse tipo de evento, pela forma de comunicação com o público especificador. Para concluir, no coquetel, conversei com um arquiteto que me passou a seguinte mensagem: “Depois de participar de um evento tão esclarecedor, irei melhor avaliar a especificação dos vidros durante a elaboração de um projeto”. Logo, o objetivo foi atingido.”
Luiz Jorge Pinheiro é engenheiro civil, consultor da ABIVIDRO, responsável pelo Marketing Regulatório do vidro plano, no segmento Construção Civil e atua no mercado de vidros planos há mais de 20 anos.
Saiba mais sobre o Archiglass e Ascevi no site: www.ascevi.com.br

 
 

Compartilhe esta notícia: