Notícias

A turma 4 do treinamento Desempenho Térmico de Esquadrias acontece dias 26 e 27 de junho na Abividro

DESEMPENHO TÉRMICO DE ESQUADRIAS – TURMA 4

NBR 10821 – Etiqueta de DESEMPENHO TÉRMICO DE ESQUADRIAS

Objetivo
Apresentar as funcionalidades básicas dos programas WINDOW, THERM e OPTICS; as formas de comunicação de dados entre eles e a aplicação na NBR 10821 – parte 4, para obtenção de dados técnicos para gerar a etiqueta de Desempenho Térmico de Esquadrias.
Duração
12 horas – Dia 26 das 9h às 18h / Dia 27 das 9h às 13h
Número de vagas
Vagas limitadas
Público alvo
Fabricantes de esquadrias – técnicos
Material didático
apresentação em POWER POINT e estudos de caso simulados em sala de aula, para os quais será necessário o uso de computador pessoal.
Instrutor
Prof. Fernando Simon Westphal (Dep. Arquitetura e Urbanismo, UFSC)
Apresentação
Os programas WINDOW, THERM e OPTICS foram desenvolvidos pela divisão de esquadrias do Lawrence Berkeley National Laboratory (LBNL), nos Estados Unidos. Os três programas possuem interoperabilidade entre si e permitem a análise de desempenho térmico de esquadrias completas.
  • OPTICS: permite a visualização das propriedades ópticas dos vidros monolíticos a partir da base de dados internacional (IGDB) e o cálculo das propriedades de composições laminadas e insuladas.
  • THERM: desenvolve o cálculo da transmitância térmica (U-value) de perfis de esquadrias, a partir do desenho do perfil e propriedades físicas do material utilizado.
  • WINDOW: a partir dos dados gerados no OPTICS e no THERM, o programa WINDOW permite a montagem da esquadria completa para cálculo de suas propriedades físicas. Essas propriedades serão utilizadas na parte 4 da NBR 10821.
Conteúdo do curso
Introdução: conceitos sobre desempenho térmico de edificações, esquadrias e vidros; apresentação dos três programas e da metodologia de etiquetagem da NBR 10821.THERM: funcionalidades básicas; importação de projetos de esquadrias a partir do CAD; condições de contorno e cálculo da transmitância térmica; exportação para o WINDOW; análise de estudos de caso. OPTICS: funcionalidades básicas; montagem de composições de vidros laminados e insulados; exportação para o WINDOW. WINDOW: funcionalidades básicas; importação dos dados do THERM e OPTICS.
Requisitos
Para participar do treinamento é imprescindível que o aluno tenha conhecimento e habilidade no software AutoCAD, pois a aplicação do THERM tem como base o desenho do perfil da esquadria em CAD. Trazer seu computador pessoal.
Observações
Emissão de certificados pela UFSC: o curso será cadastrado como atividade de Extensão Universitária pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com emissão de certificado de participação por aquela instituição.
Inscrições
Envie e-mail para contato@abividro.org.br com seu nome completo e telefone. Retornaremos com a confirmação da inscrição.
Compartilhe esta notícia: