Dúvidas Frequentes

O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro tem incontáveis aplicações nas mais variadas indústrias, dada suas características de inalterabilidade, dureza, resistência e propriedades térmicas, ópticas e acústicas, tornando-se um dos poucos materiais ainda insubstituível, estando cada vez mais presente nas pesquisas de desenvolvimento tecnológico para o bem-estar do homem.

O vidro temperado recebe um tratamento térmico, no qual é aquecido e resfriado rapidamente, que o torna 5 vezes mais resistente à quebra que um vidro comum. Em caso de quebra, se estilhaça em pequenos pedaços sem ponta, o que evita acidentes. Todo vidro furado ou autoportante precisa ser temperado para que não quebre facilmente. Um bom exemplo de aplicação são os boxes de banheiro.

Para quem quer fachadas, guarda-corpos, coberturas ou pisos de vidro, a segurança deve ser um fator de escolha do produto. O vidro laminado é composto por duas chapas de vidro intercaladas por uma película de alta resistência (como o PVB – Polivinil Butiral). Em caso de quebra, os cacos ficam retidos nessa película, o que evita que pessoas e objetos ultrapassem o vão.

Já o vidro laminado acústico é composto por duas chapas de vidro intercaladas por um PVB (Polivinil Butiral) especial (acústico) e, por isso, funciona como um excelente isolante acústico, ou seja, garante uma poderosa proteção contra ruídos.

É o conjunto de dois vidros separados por uma camada de ar ou gás, conferindo redução na propagação de som, na entrada de calor e uma infinidade de combinações decorativas. Largamente utilizado na construção civil dos países europeus, o vidro duplo está presente no nosso dia a dia, como por exemplo, na porta dos freezers e refrigeradores (com a função de isolação térmica). O vidro duplo é indicado para se ter o melhor desempenho em relação às trocas de calor entre os ambientes ou ainda para oferecer conforto acústico. Quando combinado com os vidros de proteção solar para reduzir a entrada de calor e controlar a luz, tem o seu desempenho potencializado.

Diferentes de um vidro comum, os vidros de proteção solar recebem camadas metalizadas em seu processo de fabricação que barram até 80% do calor no ambiente e quase 100% dos raios UV. Com isso, reduzem o consumo de ar-condicionado e luz artificial, responsáveis por boa parte dos gastos de energia de um prédio comercial. Tal eficiência energética conquistou o mercado sustentável no país, fazendo com que esse tipo de material seja exigido para a pontuação de obras que buscam a certificação com selos verdes, como Leed (Green Building Council Brasil) e Aqua.

É um vidro que recebe nanocamadas de óxidos metálicos em sua superfície, que o tornam capazes de captar os raios UV e utilizá-los para quebrar a sujeira em pequenas partículas, deixando as mesmas pouco perceptíveis a olho nu. Quando chove, a água lava esse vidro, mantendo-o limpo por mais tempo e reduzindo os gastos e o esforço do proprietário.

Esse processo possui um caráter sustentável extremamente forte, pois, além de reduzir o consumo de água, haja vista que sua limpeza é menos frequente, e de utilizar a própria água da chuva para isso, ele reduz o consumo de detergentes que, em muitos casos, afetam o ecossistema.

O vidro autolimpante é visualmente idêntico aos vidros normais e garante uma visão nítida em todas as situações, mesmo em dias de chuva. A camada autolimpante é integrada ao próprio vidro e, por isso, tem um alto nível de durabilidade, não se desgastando ao longo do tempo. Deve ser aplicado sempre na parte externa das edificações.

O vidro antirreflexo é muito usado em vitrines de lojas, estádios e em obras de artes, é chamado de “invisível”. Ele recebe camadas de óxidos metálicos durante o processo de produção que têm a função de inibir os reflexos. Com máxima nitidez, é possível vislumbrar e valorizar o que está do outro lado do vidro sem a interferência de imagens refletidas.

Com relação à manutenção, o vidro é um material que requer apenas limpeza para manter seu brilho e aspecto diferenciado. Para limpar vidros e espelhos, recomenda-se a utilização de um pano macio, água e sabão neutro. Caso haja gordura, pode ser utilizada água morna para facilitar a limpeza.

O espelho é um vidro float que recebe uma camada de prata, responsável pela reflexão. Esta camada é protegida por uma tinta especial que evita a oxidação quando o espelho entra em contato com o ar.

Existem vários tipos de espelhos, alguns mais resistentes à umidade e outros menos, o que irá depender da tinta usada para proteger a camada de prata. Por isso, escolher um espelho de qualidade é fundamental.

Além disso, durante o processo de beneficiamento e instalação do produto, realizado pelas distribuidoras e vidraçarias, é possível que a camada de tinta protetora – que evita a oxidação da prata – se desgaste no processo de corte e lapidação. Se essa ação não for bem executada, poderá expor a camada de prata à umidade, o que causará manchas no espelho.

No entanto, na maioria dos casos, o espelho sofre oxidação devido à má instalação, muitas vezes realizada com cola de sapateiro ou elementos que apresentem solventes orgânicos em sua composição, que também agridem a tinta protetora e expõem a camada de prata à oxidação.

As matérias-primas são misturadas com precisão e fundidas no forno. O vidro fundido, a aproximadamente 1600ºC, é continuamente derramado num tanque de estanho liquefeito, quimicamente controlado. Ele flutua no estanho, espalhando-se uniformemente. A espessura é controlada pela velocidade da chapa de vidro que se solidifica à medida que continua avançando. Após o recozimento (resfriamento controlado), o processo termina com o vidro apresentando superfícies polidas e paralelas.

Produzido a partir de um vidro float, recebe na linha de produção uma pintura especial, o que lhe confere, além do acabamento colorido e de alto brilho, maior resistência. Sua versatilidade possibilita a utilização em móveis, residências, escritórios, hotéis, lojas e museus.

No processo de serigrafia do vidro é feita a aplicação de uma tinta vitrificante (esmalte cerâmico) no vidro comum, incolor ou colorido na massa. Em seguida esse vidro passa por um forno de têmpera onde os pigmentos cerâmicos passam a fazer parte dele. Ao final do processo, obtém-se um vidro temperado com textura extremamente resistente, inclusive ao atrito com metais pontiagudos.

É um vidro extremamente transparente, ou seja, sem o tom esverdeado comum nos vidros incolores. Isso ocorre porque em sua composição há uma concentração menos de óxido de ferro.

É um vidro produzido em processo off-line e que apresenta baixa emissividade, ou seja, não permite a troca de calor entre o ambiente interno e externo. Quando utilizado como vidro duplo, isola termicamente até 5 vezes mais do que um vidro transparente monolítico. Possui aparência de um vidro float incolor, reduzindo a entrada de calor ou frio.

O vidro impresso, também chamado de vidro texturizado, é um vidro que tem uma das suas faces impressa por um cilindro. Essa face impressa deixa o vidro mais translúcido e com um desenho.

O objetivo é fechar um vão, mas com privacidade devido à translucidez do vidro.

O vidro impresso também pode ser curvado. Todos os processos de beneficiamento do vidro são aplicados ao vidro impresso – têmpera, laminação, curvamento, lapidação, corte, furo, etc.

Sim. Os vidros impressos para moveis e esquadrias com espessura entre 3 e 3,5mm, bem como os espessos na espessura 7/8 e 10mm podem ser temperados. Basta regular o forno de têmpera para esse tipo de vidro.

Pode. Ele pode ser pintado a frio ou espelhado, pois possui uma das faces lisa, o que permite receber esses tipos de processamentos. A pintura a frio consiste na aplicação de tinta epóxi na superfície lisa do vidro impresso. O vidro impresso pintado a frio pode ser cortado, permitindo ajustes milimétricos em aplicações como revestimento de paredes. Há diversos fabricantes de tintas no mercado, o que permite uma grande gama de cores para esta finalidade. No processo de espelhação, o vidro recebe em sua face texturizada um banho de prata e de camadas protetivas de tinta epóxi. Cria um efeito estético diferenciado, evidenciando a versatilidade do vidro impresso.

A fabricante não realiza esse tipo de beneficiamento. Alguns beneficiadores oferecem esse tipo de serviço e dependendo da sua região poderemos indicar um fornecedor.

O vidro Aramado é considerado um vidro de segurança ABNT NBR NM 295:2004
O aramado é um impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à massa do vidro. No processo de fabricação o vidro passa entre os cilindros metálicos e vai para a estenderia (conjunto de rolos), o arame (malha de aço) é colocado dentro da massa vítrea. Em seguida, é resfriado gradativamente.

O corte da chapa de vidro deve ser realizado manualmente e o destaque da mesma forma que no vidro convencional, exceto que esse destaque é um pouco mais difícil e requer algumas movimentações para que a malha de aço se rompa.

Não. As matérias primas são as mesmas. Ao se comparar vidros de mesma espessura, a resistência será a mesma independente do vidro ser impresso ou liso.

É produzido para minimizar riscos em caso de acidentes e quebra acidental. Os vidros de segurança são definidos pela ABNT como sendo “aqueles que, quando fraturados, produzem fragmentos menos suscetíveis de causar ferimentos graves”. Podem ser: temperado e laminado.

São vidros tratados com ácido e com aparência esbranquiçada. Oferece diversas opções estéticas para arquitetos e decoradores, pois combinam a leveza do vidro com a sutileza da translucidez, dando um toque de nobreza ao design de móveis e à decoração dos mais diversos ambientes.

Os vidros resistentes ao fogo, sem malha metálica, são vidros laminados compostos por várias lâminas intercaladas com material químico transparente, que se funde e dilata em caso de incêndio. Essa reação se ativa quando a temperatura de uma das faces do vidro atinge 120ºC.

A espessura é calculada de acordo com as dimensões do pavimento e da natureza da construção (habitação, escritório, etc), a carga que deverá suportar, etc. Recomendamos que procure um especialista em vidros estruturais para que os cálculos de resistência sejam realizados por profissional qualificado.

Todo o vidro para pisos ou degraus devem ser laminados, pois em eventual quebra, ele não estilhaça, mantendo os fragmentos presos evitando o traspassamento do vão. Para ganhar maior resistência, recomendamos utilizar o vidro laminado e temperado para esta aplicação. Recomendamos que procure um especialista em vidros estruturais para que os cálculos de resistência sejam realizados por profissional qualificado.

De acordo com a norma NBR 7199 da ABNT, para esta aplicação são recomendados os vidros laminados, aramados e insulados com vidro laminado ou aramado no interior.

A NBR 16249 apresenta os cálculos que devem ser realizados para cada caso, de acordo com a região do país e influência dos ventos.

O vidro impresso, apesar de sua textura que contribui na difusão da luz visível, não reduz a transmissão luminosa e energética, ou seja, realiza somente uma difusão dos raios luminosos. No entanto, quando o vidro impresso é laminado, existe um bloqueio dos raios UV de 88,2% com a resina e de 99,7% com o PVB (Poli Vinil Butiral), segundo os fabricantes desses materiais.