Abividro

Abividro reforça importância do cumprimento de normas técnicas para prevenção de acidentes

08  de Outubro de 2025

A Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) acompanha com atenção as informações sobre o acidente ocorrido no dia 29 de setembro, envolvendo um trabalhador que realizava a aplicação de uma película em uma cúpula de vidro no alto de um edifício localizado na Avenida do Café, no Jabaquara, Zona Sul de São Paulo.

Até o momento, não há informações técnicas suficientes disponíveis para que seja possível avaliar se o tipo de vidro instalado no local atendia às normas de segurança exigidas. Existem vidros específicos para cada uso, definidos a partir de critérios como dimensões das peças, formas de apoio e fixação, acessibilidade para manutenção e limpeza, além de requisitos de segurança estrutural. Esses parâmetros determinam a composição e a espessura adequadas para a proteção das pessoas.

De todo modo, a Abividro reforça a importância de síndicos, administradores, proprietários e do poder público aprimorarem os processos de validação de especificações e instalação de vidro, de seleção de fornecedores e fiscalização, de forma a assegurar o cumprimento das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para proteger usuários e trabalhadores em edificações com vidros.

Disponível no site da Abividro, o Guia de Vidros de Segurança para Edificações orienta sobre os vidros aplicáveis a cada tipo de uso e aponta as Normas NBR ABNT relevantes para aplicações de vidro na construção civil.

O vidro é um material seguro, sustentável e eficiente quando utilizado conforme as normas técnicas. O compromisso com sua correta aplicação e manutenção é essencial para prevenir riscos, preservar vidas e promover a confiança da sociedade nesse produto fundamental para nossas cidades.