24 de Setembro de 2025
As tempestades e ventos severos que atingiram as regiões Sul e Sudeste do Brasil nesta semana resultaram em inúmeros relatos de danos à infraestrutura das cidades e às edificações. Esses episódios reforçam a necessidade de maior atenção à observância das Normas Técnicas que proporcionam a segurança das construções.
As Normas Técnicas da ABNT são elaboradas e revistas para que materiais e sistemas empregados em edificações ofereçam resistência, durabilidade e a segurança esperadas, considerando o clima e as particularidades de cada região. Quando não são seguidas, multiplicam-se os riscos de acidentes, prejuízos financeiros e, principalmente, a exposição das pessoas a situações de perigo.
São diversas as Normas técnicas em vigor[1] relacionadas aos produtos de vidros e esquadrias. Esses documentos representam as melhores práticas globais adequadas às características locais. Critérios técnicos como localização da obra, intensidade dos ventos na região, topografia, rugosidade do terreno e características da edificação são considerados para a especificação correta dos produtos e são base para construções seguras e confiáveis.
No caso de portas, janelas, fachadas, guarda-corpos, muros e coberturas que utilizam vidros e esquadrias, a correta especificação, qualidade da instalação e realização de manutenção periódica são os principais cuidados para que os sistemas desempenhem sua função ao longo do tempo. Neste processo arquitetos, engenheiros, serralheiros, caixilheiros, vidraceiros e outros profissionais têm papel fundamental como especificadores e instaladores no atendimento às normas técnicas e qualidade da execução dos serviços.
Os consumidores, proprietários, administradores ou síndicos também têm papel decisivo na segurança da edificação quando, ao adquirir produtos ou contratar serviços de manutenção, buscam empresas e profissionais qualificados, exigem nota fiscal e contrato que atestem a conformidade com as normas da ABNT e registros profissionais. São cuidados simples que fazem toda a diferença para a segurança dos usuários e na preservação do patrimônio.
Em situações de tempestades e ventos fortes, adote estas medidas para redução de riscos imediatos:
Seguir as Normas Técnicas e adotar medidas preventivas é uma responsabilidade compartilhada. Esse compromisso transforma nossas edificações em espaços mais seguros, duráveis e confortáveis, preservando vidas e patrimônio.
[1] Principais normas técnicas aplicadas a fachadas de edificações: