Notícias

Verallia coordena projeto que auxilia no recolhimento de vidro para reciclagem

Verallia coordena projeto que auxilia no recolhimento de vidro para reciclagem
Em parceria com a Massfix, containers serão alocados no eixo São Paulo – Campinas – Mogi das Cruzes

A Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, traz o Vidro Vira Vidro, projeto que incentiva a coleta de vidro para reciclagem.

Em parceria com a Massfix, que atua na reciclagem de cacos de vidros, serão instalados 200 containers de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), no eixo São Paulo – Campinas – Mogi das Cruzes.

Com o projeto piloto, a Verallia estima conseguir cerca de 4kTON de cacos por ano. As primeiras instalações estão previstas para janeiro de 2022, sem data de término.

A expectativa é ampliar a quantidade de PEVs ao longo dos próximos anos em regiões próximas às fábricas da Verallia, em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O objetivo final é coletar 25 kTON por ano adicional ao volume de captação por meio das fontes tradicionais, ajudando na sua meta global de ampliar o uso de cacos em sua produção de 49%, usados hoje, para 59% até 2025.

Os containers possuem uma tecnologia que auxilia na limpeza do coletor. Com isso, é possível fazer uma rota otimizada e organizada. O projeto prevê disponibilizá-los em locais públicos e privados, como postos de gasolina, supermercados e condomínios, o que auxilia na organização e ainda ajuda no meio ambiente.

Números

Hoje é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduo, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2. Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir 5% de CO2 e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação. A Verallia tem como objetivo mundial atingir uma redução de emissão de carbono de 27,5% até 2030.

A Verallia assumiu um compromisso com os objetivos sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU). Alguns deles englobam redução das emissões de CO2 e aumento da reutilização de vidro, que colabora na economia de matéria-prima virgem.

 

Sobre a Verallia

Na Verallia, nosso objetivo é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Trabalhamos em uma causa comum com nossos clientes, fornecedores e outros parceiros em toda a cadeia de valor para desenvolver novas soluções saudáveis e sustentáveis para todos. Com cerca de 10 mil colaboradores e 32 fábricas em 11 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, fornecendo soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo. A Verallia produziu mais de 16 bilhões de garrafas e potes e obteve receitas de € 2,5 bilhões em 2020. A Verallia está listada no compartimento A da bolsa de valores Euronext Paris (Ticker: VRLA – ISIN: FR0013447729) e está incluída nos índices SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable. No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse www.verallia.com.br. Siga-nos no LinkedInTwitterFacebookYouTube, Instagram

A Verallia e a sustentabilidade

Mundialmente a Verallia é comprometida com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. Referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% e infinitamente reciclável e inerte, garantindo a saúde e a segurança alimentar dos consumidores. Em todos os seus processos de produção, a Verallia busca a otimização do consumo de água e energia, o controle das emissões atmosféricas, o estímulo ao desenvolvimento social e a criação de novas opções em embalagens de vidro que necessitem de menos matéria-prima e que, ao mesmo tempo, estimulem e facilitem a cadeia da reciclagem.

 

Compartilhe esta notícia: