Notícias

Projeto Painel Sustentável retoma atividades com o apoio da Owens Illinois

Jovens poderão prosseguir com aulas de design em vidro e oficinas de audiovisual, que serão concluídas até 30 de outubro

Suspenso em abril deste ano por conta da pandemia, o Projeto Painel Sustentável, realizado em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da capital paulista, acaba de retomar suas atividades com jovens da região. A iniciativa é fruto da parceria entre comunidade, instituições sociais, profissionais e artistas locais, e conta com o apoio da Owens Illinois, com o investimento de R$ 499 mil, por meio da Lei de Incentivo PROAC.

A programação do Painel Sustentável volta a oferecer as oficinas de Design em Vidro e Foto e Vídeo, cada uma com 20 vagas além dos workshops e palestras para alunos e comunidade. As atividades, que serão concluídas até o final de outubro, abordam temas como reciclagem do vidro, economia circular, objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), empreendedorismo, políticas culturais e marketing.

Ao todo, o projeto foi responsável pela coleta e pelo reaproveitamento de mais de 4 mil garrafas de vidro, que se transformaram em 18.590 pastilhas para as atividades da oficina. Segundo David Fukumori, líder do Clube Owens e Coordenador de Contabilidade Internacional da O-I, o objetivo da ação é “enfatizar a importância dos catadores de lixo no cenário cultural urbano e da comunidade local, além de contribuir para o desenvolvimento local e ambiental, ampliando os horizontes dos jovens carentes e valorizando o papel dos resíduos vítreos descartados de maneira inadequada”.

Com a retomada do Painel Sustentável, está prevista para novembro a entrega de um painel artístico de 50 m2 feito com pastilhas de vidro reciclado de garrafas contando a história do bairro de Ermelino Matarazzo. Assinada pelo artista plástico Evandro Damasceno, a obra será afixada no Clube Desportivo Municipal Areão de Vila Císper, localizado no mesmo bairro.

O painel será criado coletivamente durante a oficina de Design em Vidro, ministrada pelo próprio Evandro, a partir do fusing, método aprimorado ao longo de 10 anos de pesquisa pelo artista que une alta temperatura (800 ºC) e garrafas de vidro para criar peças artísticas. A ideia é contar a história da região de Ermelino Matarazzo antes da indústria, retratando três etnias que viveram lá: Tupi-Guarani, Tamoio e Guaianás.

As oficinas são realizadas na Fábrica de Vidro Palmares, coordenada pelo líder comunitário Khondi, instituição especializada na área do fusing artesanal e artístico com foco em garrafas de vidro, gerando economia solidária e transformação pela arte em Ermelino Matarazzo. Para Marcos Lenci, diretor geral do projeto, “essa é uma iniciativa que, por meio da arte, gera renda e tem impacto positivo no meio ambiente”.

Painel Sustentável: um projeto de capacitação profissional

Tendo como pilar a economia circular, o Painel Sustentável é uma iniciativa que visa, a partir da reciclagem de garrafas de vidro, capacitar profissionais para a transformação de resíduos e valorizar a história local por meio da arte e da consciência ambiental.

Além de oferecer capacitação e informação, o projeto tem o intuito de valorizar o profissional local, com todo o protagonismo para a comunidade. Numa parceria entre a comunidade, instituições sociais, profissionais, artistas locais e a Owens Illinois, a ação vem sendo desenvolvida ao longo de 2021. A programação do projeto é gratuita e oferece oficinas de formação e capacitação para jovens, workshops e palestras para os moradores e alunos de escolas da região. O Projeto Painel Sustentável também prevê a entrega de um minidocumentário, que terá como tema o próprio projeto e o bairro de Ermelino Matarazzo.

Sobre a O-I

A Owens Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de alimentos e bebidas. Com uma receita de US$ 6,9 bilhões em 2018, a empresa é sediada em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 26.500 colaboradores em 77 fábricas distribuídas por 23 países. A O-I oferece soluções de embalagens de vidro seguras, sustentáveis, puras, icônicas e que constroem marcas para um mercado global crescente. Para promover os benefícios das embalagens de vidro em todo o mundo, a O-I criou o movimento Glass Is Life, que se baseia nas razões pelas quais as pessoas escolhem o vidro: sabor, saúde, sustentabilidade e qualidade. Para mais informações, acesse www.o-i.com.

Informações à imprensa:

Ketchum

Marina Lourenção | Tel.: 11 98644-3647 | marina.lourencao@ketchum.com.br

Jaqueline Frederes | Tel.: 11 99148-4478 | jaqueline.frederes@ketchum.com.br

Compartilhe esta notícia: