Assessoria de Imprensa

Setor vidreiro inova com a Prática Recomendada de uso do material na construção civil

A publicação Prática Recomendada Aplicação e Manutenção de Vidros na Construção Civil é mais uma iniciativa para levar conhecimento sobre o vidro para o público geral.

Coordenadas pela ABNT, Abividro e Abravidro e outras entidades do setor da construção lançam uma publicação que orienta sobre o uso e a manutenção do vidro com linguagem simplificada acompanhada de imagens ilustrativas de forma a aproximar o público em geral das normas vigentes no emprego do vidro na construção civil.

Com a Prática Recomendada 1010 – Aplicação e manutenção de vidros na construção civil as entidades trazem para o mercado um documento que será uma referência para a introdução de pessoas não especializadas às normas aplicáveis ao vidro na construção e às suas diversas funcionalidades para promover seu uso da forma mais eficiente e segura. Como referência ela resume mais de 500 páginas de normas em 20.

Nas últimas décadas o vidro tem ganhado destaque nas novas edificações e reformas de imóveis. Atributos como leveza, aproveitamento racional da luminosidade natural, transparência, possibilidade de integração de ambientes além do fator estético explicam em parte a intensificação do uso tanto nas grandes cidades como no interior do país.

A constante inovação tecnológica nos processos de fabricação e beneficiamento do vidro contribui também para determinar porque o material tem sido cada vez mais presente nas obras.

Hoje, graças ao aperfeiçoamento de processos produtivos e ao emprego de novas tecnologias, o vidro é responsável por conforto térmico e acústico, eficiência energética, vedação, isolamento, controle da iluminação dos ambientes, segurança e beleza das edificações. Ao se utilizar o vidro apropriado para cada caso é possível proporcionar economia, conforto e elevados padrões estéticos.

Por essa razão, a ABIVIDRO, entidade que reúne fabricantes de vidro, e da Abravidro, que congrega empresas do setor de transformação e distribuição do produto, junto com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas decidiram que era hora de criar um canal de comunicação para falar com todos os elos da cadeia da construção civil.

Além das orientações já mencionadas a PR apresenta indicações de outras referências nos sites das entidades participantes (vidrocerto.org.br e abravidro.org.br) como cita normas relacionadas caso o usuário queira conhecer mais ou aprofundar no conhecimento.

A Prática Recomendada 1010 está disponível para download no site da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Crédito: Imagem de talha khalil por Pixabay

Compartilhe esta notícia: