Notícias

Maior plataforma de vidro do mundo está no Brasil!


Localizada em Canela, na Serra Gaúcha, Skyglass usa vidros Cebrace Extra Clear e está suspensa a 360 metros acima do Vale da Ferradura

Em dezembro de 2020, Canela, na Serra Gaúcha, entrou para a história com a inauguração da maior plataforma de vidro do mundo e única na América Latina, a Skyglass. A estrutura, que utiliza vidros Cebrace no piso e no guarda-corpo, permite que os visitantes tenham a sensação de flutuar sobre o Vale da Ferradura, já que este produto é mais transparente que os vidros comuns.

Além disso, ela chama a atenção por ultrapassar (em extensão) outras plataformas mundialmente famosas, como a Yuanduan Glass Skywalk, na China e a Grand Canyon Skywalk, nos Estados Unidos.

O empreendimento, que fica em uma reserva natural de Canela, se tornou um parque temático. Todo o complexo foi construído em um ano, com um investimento de mais de R$30 milhões. Também fazem parte do parque o brinquedo “Abusado”, que proporciona um passeio suspenso sobre o Rio Caí, o Memorial do Ferro de Passar, que traz uma coleção inusitada sobre este objeto milenar, mais quatro lojas, duas cafeterias e uma área de convivência.

Com foco na preservação do meio ambiente, a plataforma suspensa é composta de mais de 226 toneladas de concreto, aço e vidros. São 68 metros de extensão, sendo 35 metros em balanço, que permitem observar uma vista fantástica do local, a uma altura total de 360 metros acima do Vale.

A maior plataforma de vidro do Brasil prioriza materiais e serviços fornecidos pela indústria nacional, como os vidros com tecnologia de ponta fabricados pela Cebrace. “Essa obra mostra a versatilidade do vidro e como hoje podemos ousar com o material graças à evolução da tecnologia para fabricar esse produto. Este produto é produzido no Brasil e com menos óxido de ferro para garantir essa estética mais transparente e elegante, o que leva menor interferência visual nessa plataforma e favorece a proposta da conexão com a natureza”, explica Mônica Caparroz, Gerente de Marketing da Cebrace.

Segundo Adriane Wender e Miguel del Río Francos, arquitetos responsáveis pelo projeto, a ideia do empreendimento partiu da inquietação do incorporador e empresário catarinense Moacir Luiz Bongo, que tinha o sonho de promover o turismo no local de maneira surpreendente, e que trouxesse uma experiência única aos visitantes.

“O projeto foi rascunhado pelo empresário e ao longo dos anos foi se modificando até chegar ao que é hoje. Mas o primeiro elemento pensado para ele sempre foi a plataforma de vidro. A ponta da plataforma é toda com piso e guarda-corpo de vidro e ao caminhar por ela, que inicialmente é de gradil, o visitante não imagina que na ponta poderá observar de todos os ângulos um cenário paradisíaco”, conta Adriane.

Para a realização deste sonho, foram usadas 34 peças de um conjunto de vidros multilaminados da Cebrace, cobrindo os 90m² de piso de vidro e garantindo segurança e transparência ao projeto. Cada peça tem aproximadamente 43mm de espessura, com placas temperadas e laminadas e com interlayer de segurança. Dessa maneira, cada metro quadrado do piso de vidro tem capacidade para suportar até 500 kg/m² de carga vertical e uma pressão gerada por ventos de até 220km/h.

Foram também utilizadas 42 peças de vidros da Cebrace nos guarda-corpos, em formatos curvo e reto, temperados, 10mm + 10mm, e laminados com interlayer de segurança. Ao todo, são 11 toneladas de vidros aplicados na estrutura. Tudo isso só foi possível devido a participação da Unividros, responsável pelo beneficiamento das peças, que apresentou as melhores soluções para os desafios encontrados na obra.

Para os arquitetos, um dos desafios foi a execução do guarda-corpo, já que as peças precisavam ser curvas e com o mínimo de acessórios possível para evitar a interferência na paisagem. “O vidro proporciona uma super clareza no entorno da plataforma, a ponto de os visitantes às vezes sequer enxergarem onde está o guarda-corpo. Fora a sensação de estar flutuando sobre o Vale.” explicam Adriane e Miguel.

Pisos de vidro: além do Skyglass

Os pisos de vidro são protagonistas na criação de diferentes experiências. A sensação de flutuar não é característica apenas do Skyglass, mas também de outras obras que usam o piso de vidro como protagonista no projeto. Outro exemplo que aplicou o vidro com ousadia é o Mirante da Mantiqueira, no Parque da Cerveja Campos do Jordão.

Reformado recentemente, o espaço mexe com as sensações de quem visita o parque.
O mirante utiliza vidros Cebrace laminado e temperado, com peças beneficiadas pela Projesul, de Taubaté, e instaladas pela Estrutec Vidraçaria, de São José dos Campos.

Segundo Thaís Bercovicci, arquiteta responsável pelo projeto, o vidro trouxe mais leveza ao espaço. “Os visitantes sentem que estão flutuando. Além de poder observar a belíssima paisagem da Serra”, conta.

Para especificar esse tipo de projeto com segurança, é necessário contar com a ajuda de engenheiros especializados, já que é preciso calcular questões como a pressão do vento, o suporte de peso necessário, além de outras variantes.

Ficha Técnica

Skyglass – Canela/RS
Vidros do piso: Cebrace Extra Clear temperado, multilaminado, com interlayer de segurança, 43mm.
Vidros do guarda-corpo: Cebrace Extra Clear curvo/reto, temperado, laminado com interlayer de segurança, 20mm.
Beneficiamento: Unividros
Projeto e execução dos vidros: Inovention
Arquitetura: Adriane Wender e Miguel Del Río Francos – WR Arquitetura

Mirante da Mantiqueira – Campos do Jordão/SP
Vidros do piso: Cebrace Float laminado temperado incolor, 16mm.
Beneficiamento: Projesul
Instalação: Estrutec Vidraçaria
Arquitetura: Thaís Bercovicci

Compartilhe esta notícia: