Notícias

Centro Carioca de Design e Instituto Bardi apresentam a exposição CASAS DE VIDRO em 6 de outubro

O Instituto Bardi/Casa de Vidro traz ao Centro Carioca de Design a exposição “Casas de Vidro”, que reúne maquetes, desenhos e fotografias de quatro casas modernas do pós-Segunda Guerra: a Glass House, de Philip Johnson, a Casa Eames, de Ray e Charles Eames, a casa Farnswoth, de Mies Van Der Rohe, todas nos EUA, e a Casa de Vidro, de Lina e Pietro Bardi, situada em São Paulo.
Com curadoria de Renato Anelli e co-curadoria de Ana Lúcia Cerávolo e Sol Camacho, a exposição tem como objetivo analisar as quatro casas em função da transparência das fachadas, todas explorando as faces de vidro para a integração entre interior e exterior. Foram produzidas 12 maquetes especialmente para a exposição, em escalas adequadas para a análise da implantação e relação com a paisagem (1:200), espaço interno (1:100) e pormenores construtivos da quina transparente e estrutura (1:5).
A exposição conta com reproduções de fotos e desenhos do acervo do Instituto Bardi, do Museu de Arte Moderna de Nova York, da Getty Foundation de Los Angeles, da Biblioteca Avery (Universidade Columbia, Nova York) e do Centro Studi e Archivio della Comunicazione, de Parma, Itália.
Montada originalmente na Casa de Vidro, São Paulo, entre outubro de 2017 e março de 2018, entre junho e agosto a exposição foi apresentada no Museu de Arte de Elmhurst, próximo a Chicago, EUA, durante a inauguração do restauro da casa McCormick, projeto de Mies Van Der Rohe. A exposição no Rio dá início a sua itinerância pelo Brasil.
Realização: Instituto Bardi/Casa de Vidro, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Co-realização: Centro Carioca de Design / Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.
Patrocínio: AGC
Apoio: Abividro
Curadoria: Renato Anelli
Co-curadoria: Ana Lúcia Cerávolo e Sol Camacho.
Expografia: Marina Correia Arquitetura
Local: Centro Carioca de Design
Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro.
Abertura: 6 de outubro às 13:00h.
De 6 de outubro de 2018 a 15 de janeiro de 2019.
O CENTRO CARIOCA DE DESIGN É ONDE O DESIGN CARIOCA ACONTECE

Visitação e contatos

Praça Tiradentes, 48 / Rua Luiz de Camões, 57
Centro – Rio de Janeiro
CEP 20060-070 – Brasil
mapa/map + 55 21 2976-6632
centrocariocadesign@gmail.com
Segunda a Sábado
Monday to Saturday
10h – 19h
O Centro Carioca de Design está no Facebook e no Twitter
Compartilhe esta notícia: