Notícias

Fesqua abre as portas com inovações tecnológicas para o setor de esquadrias

 
São Paulo, setembro de 2018 – No primeiro dia da Fesqua – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, aberta nesta quarta-feira (12), no São Paulo Expo, o público pode conhecer, em primeira mão, diversas novidades para o setor, além das inovações no formato da feira, que os organizadores realizaram para esta edição, com diversos serviços para atender o mercado, como transporte, seguros, alimentação terceirizada e crédito bancário. O evento prossegue nessa quinta-feira (13) com a abertura do Sebraser – XVI Seminário Brasileiro de Serralheria com temas de relevância para os profissionais.

Fesqua abre as portas com inovações tecnológicas para o setor de esquadrias

A Fesqua – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias foi aberta hoje (12) no São Paulo Expo e segue até sábado (15). O evento acontece juntamente com a Feitintas (Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos) e o Ebrats (Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície). As três feiras reúnem 700 expositores que expõem novidades e soluções para o setor para um público esperado de 40 mil visitantes.
Luiz Esteves, diretor da Revista Contramarco, realizadora da Fesqua em parceria com a Cipa Fiera Milano, destacou na solenidade de abertura que este ano, com o objetivo de expandir o leque de opções para os visitantes e atender todas as necessidades diretas e indiretas do setor, a Fesqua incluiu a palavra “indústria” no descritivo, que traduz a abordagem mais abrangente a toda a cadeia produtiva e serviços de apoio a este mercado.
“Todos poderão ver na feira, além das novas tecnologias em esquadrias, diversos serviços para atender o setor como transporte, seguros, alimentação terceirizada, crédito bancário. Essa evolução atende a realidade do mercado”, analisa Esteves.
Roberto Papaiz, presidente do Itel (Laboratório de Testes de Esquadrias), lembrou, durante a cerimônia de abertura, que a Fesqua é um sonho que surgiu na década de 1990. “Nós levávamos produtores de esquadrias para a Itália onde víamos as novidades e imaginávamos um dia poder expor esses produtos aqui. E hoje somos um centro tecnológico do setor e a Fesqua a síntese de tudo isso”.
Graziano Messana, General Manager da Cipa Fiera Milano, um dos grandes players de feiras de negócios do mundo, reafirmou que a Fesqua é o maior evento no setor de esquadrias da América Latina.
Já Antonio Antunes, presidente da AFEAL (Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio) afirmou que a instituição está junto com a Contramarco deste o início da Fesqua. “E continuamos juntos nessa luta para mostrar o quanto somos capazes”.
Também participaram da cerimônia de abertura, Eduardo Rosa, presidente da ASPEC-PVC (Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis e Componentes para Esquadrias de PVC); Cláudio Luis Acedo, presidente da ANAVIDRO (Associação Nacional de Vidraçarias); Luiz Jorge Pinheiro, consultor da ABIVIDRO (Associação Brasileira das Indústrias de Vidros); Milton Rego, da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio); Domingos Cordeiro , presidente do SIESCOMET (Sindicato da Indústria de Esquadrias e Construções Metálicas do Estado de São Paulo); e Valdir Bergamini, da CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo).

Isolamento acústico ganha espaço no mercado de esquadrias

A preocupação com o isolamento acústico é um movimento muito forte no mercado brasileiro e ganha adeptos na construção civil. A afirmação é de Edson Claro de Moraes, presidente da Proacústica (Associação Brasileira de Qualidade Acústica) que assina o apoio institucional da Fesqua 2018.
Moraes lembra que a Universidade do Som junto com a AFEAL (Associação Brasileira dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio) vem preparando o segmento para o avanço do cuidado acústico. “O mercado terá grandes novidades em breve e o setor de esquadrias precisa se adequar a essa nova realidade”, alerta. “Hoje, a construção civil está muito mais adiantada que o segmento de esquadrias e isso precisa mudar”, acredita Moraes.
Com novidades em janelas e portas com isolamento acústico, a Roto Fermax apresenta o sistema de abertura paralela de janelas para edifícios comerciais, que oferece melhor ventilação e reduz barulho. “É um produto voltado para escritórios e grandes obras comerciais, mas também pode ser usado em residenciais de alto luxo”, afirma Rosalino Candiotto, representante comercial da empresa. Outro lançamento é a janela com abertura com afastamento e fechamento com pressão, que garante a vedação acústica. “Essa é principalmente para edifícios residenciais onde a redução de ruídos externos é importante”, afirma Candiotto.
Lançamentos oferecem mais eficiência e qualidade na fixação de vidros nas esquadrias
Melhorar a eficiência e reduzir tempo e esforço na fixação de vidros ganharam novidades na Fesqua 2018. Novos equipamentos que fazem o trabalho com rapidez e maior qualidade estão sendo lançados na feira que vai até sábado (15) no São Paulo Expo.
A Adere Fitas Adesivas chamou a atenção do público no primeiro dia com o Alicate de Pressionamento Semi-Automático. O equipamento automatiza a aplicação de fita adesiva e a fixação do vidro na esquadria eliminando a necessidade de uso do alicate manual.
Apresentado pela primeira vez na Fesqua, o equipamento é destinado para o sistema stick, quando é montado quadro a quadro de uma faixa envidraçada. “Desenvolvemos o equipamento em conjunto com o setor e fizemos teste em uma obra onde eram aplicados 60 quadros por dia no sistema tradicional. No primeiro dia aplicamos 150 quadros”, revela Leonardo Ramos, da área comercial. “Agora estamos projetando um equipamento para sistema unitizado, quando são fixados seis quadros ao mesmo tempo”, antecipa.
Já a RAIS/SilimaQ apresenta em seu estande a FA-SIL, máquina para aplicação de silicone bicomponente estrutural. O equipamento faz colagem de vidros em esquadrias e vidro duplo/insulado. “Além de ser compacta, a máquina traz como diferencial o aplicador FNP 1000 que, além de mais eficiente, também não exige limpeza constante como os modelos que estão atualmente no mercado”, afirma Israel Frozel Nozella, sócio da empresa.
Evolução digital na área de vendas
Atualmente é muito difícil para um vendedor oferecer seu produto para o consumidor de uma forma rápida e eficiente. A Esquadgroup, especialista em softwares, trouxe ao público da Fesqua, em primeira mão, os aplicativos CEMSync e MyShowRoom, que apresentam conceitos inovadores para facilitar o dia a dia dos profissionais, de forma rápida e eficiente no atendimento ao cliente.
Com o CEMSync o vendedor tem a possibilidade de cria um catálogo das obras, lançar todos os itens no App, que serão enviadas para o orçamentista. A partir daí, tudo fica mais fácil no relacionamento com o cliente.
E para o consumidor que quer visualizar modelos de esquadrias de uma forma mais realista, o MyShowRoom oferece ao cliente o acesso ao produto com um dispositivo de realidade aumentada. Assim, ele conseguirá ter a noção de como as esquadrias ficariam no tamanho real e em detalhes 3D. Os aplicativos ainda estão em desenvolvimento com previsão de lançamento em janeiro de 2019.
Guindastes são fortes aliados do setor da construção
A empresa Guindaste Aranha, fabricante de equipamentos com avançada tecnologia para escalar prédios, casas de alto padrão e grandes construções, está com dois lançamentos na Fesqua: o guindaste SPX 424 e o MPK 20. Entre os projetos atendidos pela companhia, destacam-se a catedral de Aparecida do Norte (SP) e a Petrobrás.
O guindaste SPX 424, totalmente computadorizado, tem capacidade para atingir 15 metros de altura e carregar até 2.400 kg com seus quatro apoios. Já o MPK 20 é uma máquina utilizada para colocar pisos industriais, como fábricas, e pode deslocar objetos de até 2.000 kg.
Serviço:
12ª FESQUA – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias
www.fesqua.com.br
11ª FEITINTAS – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos
www.feitintas.com.br
16º EBRATS – Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície
www.ebrats.com.br
Horários: de 4ª a 6ª, das 14h às 21h, e no sábado, das 11h às 19h
Data: 12 a 15 de setembro de 2018
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo/SP
Sobre a Cipa Fiera Milano
A Cipa Fiera Milano, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócia majoritária da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano. NoBrasil, são realizadas 12 feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e sustentáveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tintas, tratamento de superfícies, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fesqua, Ecoenergy, Reatech e Ebrats.
Mais informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação
Email equipe: fieramilano@2pro.com.br
Cel. equipe: (11) 98578-1707
Teresa Silva – (11) 3030-9463 |99228-7836
Renê Gardim – (11) 3030-9422 | 96098-8438
Juliana Oliveira – (11) 3030-4201
www.2pro.com.br
 
 

Compartilhe esta notícia: