Notícias

Semana Mundial de Aleitamento Materno começa amanhã com o tema 2018 Amamentação – Alicerce da Vida

Conhecida por SMAM, a Semana Mundial de Aleitamento materno mobiliza diversas frentes. No Brasil, o Ministério da Saúde promove a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para todo o País, assim como a elaboração e distribuição de peças publicitárias e materiais informativos.
Veja o video de 2018:

 
O Ministério da Saúde recebe o apoio de organismos internacionais, da Secretaria de Estado da Saúde das unidades federadas e municípios brasileiros, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e demais sociedades de classe, organizações não-governamentais (ONGs), da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), da Rede IBFAN – Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar e da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR).
 
‘O leite humano é o alimento que reúne as características nutricionais ideais, com balanceamento adequado de nutrientes, desenvolve inúmeras vantagens imunológicas e psicológicas importantes na diminuição da morbidade e mortalidade infantil. O aleitamento materno é uma estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para o recém-nascido. Constitui-se a forma mais econômica e eficaz de intervenção na redução da morbimortalidade infantil e permite um grande impacto na promoção da saúde integral do bebê. É fortemente apoiado devido seus benefícios reconhecidos no que diz respeito à nutrição, função gastrointestinal, defesa do hospedeiro, e bem-estar psicológico. Além desses benefícios diretos de curto prazo, a amamentação está associada com benefícios a longo prazo para o bebê e a mãe.’, texto de Sergio Makabe e Corintio Mariani Neto no Manual de Aleitamento Materno da Febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia [disponível pra download ao final da matéria].
 
Os principais benefícios do aleitamento materno para a mulher são:
Imediatos – Aceleração da recuperação do parto por ação da ocitocina na involução uterina. A redução da resposta ao estresse materno. Tem sido sugerido que os peptídeos neuroendócrinos, oxitocina e prolactina, são componentes importantes do eixo de estresse e possuem uma ação positiva sobre os comportamentos sociais, incluindo a ligação materno-infantil. Menores taxas de negligência materna têm sido observadas em crianças em aleitamento materno, comparando com aquelas que são alimentadas com leite artificial. A perda de peso após a gravidez pode ser reforçada por
amamentação. Efeito contraceptivo liberando prolactina levando a anovulação e, portanto, maior intervalo interpartal. Embora a amamentação prolongue a anovulação, não deve ser considerada um meio inteiramente confiáveis de contracepção.
Benefícios maternos a longo prazo:
Câncer: Foi mostrado que a amamentação pode reduzir o risco tanto do câncer de mama, endométrio e de ovário.
Osteoporose – Não está claro se a amamentação diminui o risco de osteoporose. No entanto, trabalhos recentes t~^em mostrado a ação positiva da
amamentação no aumento da densidade mineral óssea (DMO). Não está claro ainda se a lactação, reduz o risco de osteoporose e desta forma mais estudos são necessários.
Doença cardiovascular – A amamentação parece diminuir o risco de doença cardiovascular (DCV), como demonstrado em vários estudos.
Benefícios para a criança:
Os benefícios diretos de leite humano incluem melhora na função gastrointestinal, estimulo do sistema imunológico levando a prevenção de doenças agudas como otite média aguda. Proporciona ao recém-nascido crescimento e desenvolvimento saudáveis. Estimula as funções de mastigação, deglutição, respiração, articulação dos sons da fala e o desenvolvimento motor-oral do recém- nascido. As crianças amamentadas ao peito apresentam menores índices de alergias em geral, asma brônquica, aterosclerose e doenças cardiovasculares, colite ulcerativa, dermatite atópica, desnutrição, diabetes mellitus e doenças gastrointestinais. Observamos que estas crianças apresentam também melhores índices de acuidade visual, desenvolvimento cognitivo, neuromotor, social e quociente intelectual.
Benefícios para a Família, Instituição e Sociedade
Economia com a alimentação do recém-nascido em consultas médicas, medicamentos, exames laboratoriais e hospitalização da criança.
Leva a redução dos gastos institucionais com aquisição de fórmulas, frascos, bicos artificiais e medicamentos(ocitocina). Otimização da equipe de profissionais de saúde com a promoção do alojamento conjunto e eliminação do berçário de recém-nascidos normais e também a redução da poluição ambiental com menos lixo inorgânico resultante do consumo de bicos artificiais e mamadeiras e menos poluentes do ar decorrentes do transporte de sucedâneos do leite materno.
 
E o que o vidro tem a ver com isso? Em 2013, pesquisando sobre saúde, a Abividro soube que as embalagens de vidro são as mais seguras e únicas a transportar e armazenar o leite materno, o que nos deixou orgulhosos mas cientes da enorme responsabilidade. A partir desta data, começamos uma campanha permanente chamada Doe Vidro. Doe Vida. [você pode conhecer mais neste link Doe Vidro. Doe Vida.] e desde então estimulamos a doação de potes e leite materno, bem como o aleitamento exclusivo já que sabemos dos benefícios para todos os envolvidos, principalmente relacionados à saúde e bem estar da mulher.
 
Durante a SMAM 2018 faremos outras matérias pra contar um pouco mais desta campanha linda!!
 
Aqui o Manual de Aleitamento Materno da Febrasgo neste link.

Compartilhe esta notícia: