Notícias

O III Congresso Latino Americano de Engenharia do Vento acontece em novembro em São Paulo

Em 2003, no âmbito de um projeto realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) do Brasil, pelo Laboratorio de Capa Límite y Fluidodinámica Ambiental (LaCLyFA) da Universidad Nacional de La Plata da Argentina e pelo Instituto de Mecánica de los Fluidos e Ingeniería Ambiental (IMFIA) da Universidad de la República do Uruguai, foi proposta a criação de um campo para o intercâmbio, discussão e divulgação de tópicos relacionados à Engenharia do Vento na América Latina.
Em maio de 2007 decidiu-se criar a Associação Latino Americana de Engenharia do Vento (ALIV) e realizar um primeiro encontro acadêmico no Uruguai em 2008. O Dr. José Cataldo foi encarregado de presidir o primeiro período da ALIV. Em agosto de 2008 foi assinada a carta de fundação, foram elaborados os estatutos e foi lançado o registro da ALIV como Sociedade Civil no Uruguai.
Desde 2008 foram realizados dois eventos (CLIV 1 e CLIV 2). Nestes eventos foram realizadas palestras e apresentações de trabalhos científicos relacionados à Engenharia do Vento.

III CLIV

O III CLIV irá ocorrer de 05 a 08 de novembro de 2018, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Brasil.

OBJETIVO

Promover o intercâmbio, a discussão e a divulgação de tópicos relacionados à Engenharia do Vento nos países latino americanos.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais que trabalham direta ou indiretamente com tópicos relacionados à Engenharia do vento, além de pesquisadores e estudantes.

TEMÁTICAS

O evento será dividido em sessões técnicas e palestras de profissionais nacionais e internacionais. Os temas que irão compor o CLIV 3 são apresentados abaixo.

  1. Aerodinâmica das construções : trabalhos relacionados a edifícios altos, fachadas e revestimentos, edifícios baixos e coberturas, pressão interna, torres e linhas de transmissão, pontes, offshore e helipontos.
  2. Fluidos e estruturas : trabalhos relacionados a fenômenos aeroelásticos, corpos rombudos, turbulência e veículos.
  3. Ventilação no ambiente construído : trabalhos relacionados a dispersão de contaminantes, conforto de pedestres, ventilação e ação do vento em vegetação.
  4. Caracterização do vento e normas : trabalhos relacionados a velocidade do vento, ventos extremos, camada limite atmosférica, eólica e normas.
  5. Técnicas experimentais : trabalhos relacionados a medição em campo, instrumentação e sensores, técnicas de modelagem em túnel de vento e simulação da camada limite atmosférica.

LOCAL

Insituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
Av. Professor Almeida Prado, 532
Cidade Universitária
São Paulo, SP.
 
 
Saiba Mais: http://cliv3.ipt.br/

Compartilhe esta notícia: