Notícias

Owens Illinois divulga dados sobre ciclo de vida de embalagens

Levantamento mostra a volta dos retornáveis, a vontade do consumidor de reutilizar embalagens e as vantagens da reciclagem do vidro A embalagem de vidro é a mais sustentável do planeta, pois é a única que pode ser reutilizada, retornada, reciclada e transformada em outra, sem nenhuma perda de matéria-prima. A conclusão faz parte dos resultados da pesquisa sobre O ciclo de vida de embalagens, elaborada pela americana Owens Illinois (O-I).

Segundo Rildo Lima, presidente da Owens Illinois no Brasil, é preciso pensar além quando a questão é reciclagem, pois existem diferentes trajetórias para um mesmo produto. “A cada 10 embalagens de vidro, por exemplo, quatro são recicladas, duas são reutilizadas pelos consumidores e quatro são retornáveis, sendo que estas podem equivaler a 30 embalagens descartáveis, pois são retornadas aos fabricantes após o consumo, envasadas e revendidas novamente por até 30 vezes”, explica o executivo.

 

Outro dado observado no estudo como tendência é a volta dos retornáveis às prateleiras, o que era comum nos anos 80 e ainda segue gerando ganhos e economia. “Esse movimento é positivo tanto para o empresário que vê na embalagem um investimento com retorno, quanto para o consumidor, que percebe a oportunidade de pagar mais barato pelo produto, além de ter o prazer de tomar a bebida em uma garrafa de vidro, pois 78% dos consumidores reconhecem o vidro como o material que melhor preserva o sabor dos alimentos e bebidas, segundo pesquisa realizada em 2017”, afirma o presidente.

No que diz respeito ao reuso, para saber qual o destino final das embalagens de vidro domésticas, a empresa realizou, por meio da NetQuest, uma pesquisa com mais de 1.000 consumidores, provenientes das cinco regiões brasileiras, acima de 18 anos e pertencentes às classes A, B e C, com a qual se concluiu que 21% de todas as embalagens de vidro são reaproveitadas. “Os populares copos de requeijão, atomatados, potes de geleia e vegetais em conserva são os mais reutilizados nas casas. Para 73% dos entrevistados, o vidro é mais versátil do que outros materiais”, complementa Rildo Lima.

Por fim, ainda entre as vantagens do vidro está sua possibilidade de ser infinitamente reciclável, sendo que 1kg de vidro reciclável se transforma em 1kg de novas embalagens, sem perda de matéria-prima no processo. “Cerca de 30% da nossa produção vem de cacos de vidro, mas poderia ser bem mais se tivéssemos acesso a cacos para compra”, comenta o presidente da O-I.

Para ampliar o volume de reciclagem de vidro, a empresa investe em diferentes ações, como o Projeto Mangueira, que há mais de 17 anos beneficia moradores do Complexo da Mangueira, no Rio de Janeiro (RJ), por meio da troca de vidros vazios por cestas básicas. Outra iniciativa é o programa Glass is Good, que foi idealizado pela Diageo, líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas. Nele, cooperativas conveniadas recolhem garrafas da marca em bares e estabelecimentos de cidades nas regiões Sudeste e Nordeste e encaminham o material para reciclagem.

Em setembro de 2017, a empresa passou a investir também em máquinas que recebem garrafas de vidro usadas e em troca dão descontos em contas de luz, passagens de ônibus ou livrarias. Assim funciona o novo modelo da Retorna Machine, uma solução tecnológica que incentiva atitude sustentável e recompensa o cidadão pela colaboração com a logística reversa. O equipamento criado pela Triciclo foi pensado em conjunto com a O-I e implantado, na fase piloto, nas suas três fábricas e no escritório matriz. Ao todo, são quatro máquinas distribuídas em São Paulo (2), Rio de Janeiro (1) e Recife (1).

A Owens Illinois é hoje a maior compradora de caco de vidro no Brasil e sua utilização representa cerca de 30% da produção.

Veja mais em O-I

Sobre a O-I

A Owens Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de alimentos e bebidas. Com uma receita de US$ 6,9 bilhões em 2017, a empresa é sediada em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 26.500 colaboradores em 78 fábricas distribuídas por 23 países. A O-I oferece soluções de embalagens de vidro seguras, sustentáveis, puras, icônicas e que constroem marcas para um mercado global crescente. Para mais informações, acesse www.o-i.com.

Informações à imprensa:
Ketchum

Tamires Farias l Tel.: 11 5090-8900 ramal 8872 l tamires.santos@ketchum.com.br
Jaqueline Frederes I Tel.: 11 5090-8969 I jaqueline.frederes@ketchum.com.br
Geninha Moraes I Tel.: 11 5090-8945 I geninha.moraes@ketchum.com.br

Compartilhe esta notícia: