Notícias

Canudos de Vidro, alternativa saudável e sustentável


O hábito muito comum de se empregar canudos para beber refrigerantes, sucos ou água de coco surgiu nos Estados Unidos nos anos 60 e se disseminou por todo o mundo. Hoje se estima que só aquele pais consuma quinhentos milhões de canudos por dia! O problema é para onde vai todo esse material depois de usado.
Normalmente eles são feitos de plástico. Após o uso, que leva apenas alguns poucos minutos eles são descartados e podem permanecer no meio ambiente por mais de 500 anos. Embora a demanda de plástico para a produção de canudos seja de apenas, embora impressionantes, 4% da produção mundial deste material, os canudinhos figuram entre os dez resíduos mais achados no planeta.*
O assunto chamou muita atenção quando um vídeo mostrando pesquisadores retirando um canudo da narina de uma tartaruga marinha viralizou na internet: https://youtu.be/QgTla3w4A3E. Mais da metade das tartarugas marinhas morrem asfixiadas pela ingestão de alguma forma de lixo, em especial o constituído de insumos plásticos, que correspondem a 90% dos detritos despejados nos oceanos.*
Uma solução para manter o hábito de tomar bebidas com canudos é o emprego destes artefatos reutilizáveis e produzidos com vidro. Que convenhamos, ainda por cima, são muito mais elegantes que os de plástico.
No Brasil já existe uma empresa, instalada no Rio de Janeiro, Mentah, confeccionando este produto em vidro – visite o site e veja foto abaixo. Quando se compra uma unidade, a mesma já vem acompanhada com uma escova que permite sua perfeita higienização. Levando-se em conta que o produto é reutilizável, pode perfeitamente se tornar competitivo em relação a outros materiais que são descartados no meio ambiente após um único uso.

Veja os principais benefícios do Canuda de Vidro:

O canudo
ECO, LÓGICO!

  •  Fabricado em vidro de borosilicato, inerte e termoresistente (o mesmo utilizado em laboratórios).
  •  Durável, reutilizável. Não gera lixo.
  •  O mais higiênico, não adere restos de alimentos (como os canudos de bambu e outros materiais). Transparente, facilita a limpeza.
  •  Parede espessa, boa resistência à quebras.
  •  Lavável, autoclavável (esterilizável a altas temperaturas). Não solta resíduos de tinta, pois é fabricando com esmalte vitrificado (onde a tinta se funde ao vidro)
  • Acompanha escova de limpeza também resistente ao calor. Capinha protetora feita de tecido de reaproveitamento.
  • Dimensões: comprimento 23cm, diâmetro total 12mm, diâmetro interno 8mm, espessura do canudo 2mm.
  •  Calibre 2x maior que o canudo de plástico tradicional, ideal também para bebidas espessas como vitaminas, açaí, smoothies, etc.

Realmente, ‘o mundo é dos despertos!’, como diz Mentah.
 
O vidro continua sendo um material sustentável e ecologicamente adaptável quer seja em aplicações extremamente tecnológicas e sofisticadas, como em fibras ópticas, e em outras banais à primeira vista, mas extremamente importantes para a preservação de nosso meio ambiente.
 
 
*Fonte: Revista Veja 28 fevereiros 2018 pag. 83
https://veja.abril.com.br/revista-veja/a-guerra-aos-canudos/ (só para assinantes)
 
Via: ABCeram / Gotas de Vidro

Compartilhe esta notícia: