Notícias

Abertura d´A Arte Contemporânea e o Upcycling do Vidro inaugura dia 17 de dezembro em São Paulo

Abertura de uma inspirada instituição cultural que combina arte contemporânea em vidro com preservação ambiental e educação.
Foto: Gal Oppido

Em resposta às crises sociais e ambientais, inaugura-se o Instituto Debora Muszkat que combina Arte e Educação na busca de soluções alternativas para uma sociedade mais inclusiva e equilibrada.
Patrocinado pela Companhia vidreira Owens Illinois através do ProAc (Programa de Ação Cultural), o Instituto fará sua inauguração oficial no próximo dia 17 de dezembro, em conjunto com as comemorações de aniversário da sub-prefeitura do Butantã, parceira no projeto de sustentabilidade.
Numa bela casa do bairro, o Instituto abrirá suas portas para o público apresentando o projeto ”Através do Vidro ”. Trata-se de um projeto que, utilizando um conjunto de técnicas, dentre elas algumas milenares da transformação vítrea, busca a eliminação do conceito de lixo através de uma cadeia de produção que não permite o desperdício. Para conseguir essa façanha Debora Muszkat tem se dedicado, desde 1984, à pesquisa de gestão de resíduo.
 
Transformando desperdício em renda
Utilizando-se do conceito de economia circular ou upcycling, cursos de capacitação e profissionalização tem sido oferecidos a pessoas das mais
variadas camadas sócio econômicas da população, desde tempos em que sequer existia esse conceito. Com preocupação sempre voltada para integrar arte , design e inclusive arquitetura na gestão do lixo ambiental, o Instituto acaba de capacitar um grupo de 20 alunos, dentre eles um grupo de artesãos do bairro do Butantã, que irão participar dos eventos voltados para sua inauguração com suas próprias produções.
 
Cooperação cultural
No próximo dia 17, na sede do Instituto, serão expostas as criações individuais e coletivas do grupo que acaba de ser capacitado. Além da Praça Doutor Ennio Barbato adjacente ao museu Sertanista (mesma rua do Instituto) que será ocupada por diversas esculturas e performances,
fazendo uso de varias técnicas, como modelagem em cristal com fogo (em nosso caso também o vidro reciclado), música e dança, e o plantio de uma
flor – tudo Através do Vidro – selarão a parceria com a prefeitura que resultará na integração entre o Instituto e o Circuito Cultural do Bairro do Butantã.
O evento terá inicio às 19 hs e poderá ser acompanhado desde a sede do Instituto à rua Dr Rui Batista Pereira 125, `a Praça , levados pelo grupo
performático Mumbra, o grupo percurssivo USP e a cantora Valentina Maitá.

Patrocínio
O-I  Owens Illinois
Realização
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO – PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL DA SECRETARIA DE CULTURA
Apoio
-Divinal Vidros
-Hila
-Zero Um Cristais.
Programação
A imprensa é muito bem-vinda a participar do programa
Data: 17/12/2017
Horário: 19 h às 22 h
Endereço Rua Dr. Rui Batista Pereira, 125 – Caxingui – SP
19:00: A casa onde está o Instituto será aberta para visitação e exposição dos trabalhos produzidos pelo grupo que termina sua capacitação.
Às 19h45 ocorrerá a performance “Mboi Tatá”, concebida pelo compositor Tiê Campos junto aos grupos MUMBRA corpomóvel, Percussivo USP e a cantora Valentina Maitá, estreando o instrumento musical GARRAFON, criado e produzido na oficina “Através do Vidro” por Tiê Campos em parceria com nosso craftman José Crucello. A performance se dará no percurso entre o Instituto Debora Muszkat e a Praça.
Na praça haverá tbm diversos produtos em vidro realizados por todos os integrantes do grupo que estarão a venda. Algo que passará a acontecer nesta praça uma vez por semana no ano de 2018, todas as quintas feiras das 18hs `as 22hs.
 
CONVITE

Contato: Atraves do vidro
Facebook: Através do Vidro
 

Compartilhe esta notícia: