Notícias

Galeria da Arquitetura realiza workshop online: O local do projeto – técnicas de investigação e interpretação

Evento online –  29 de novembro de 2017, 16h-17h30

Workshop online: participe, aprenda técnicas de pesquisa em arquitetura e receba um certificado!

A observação de um local de projeto é o passo inicial de uma série de ações e decisões que vão resultar em arquitetura. Nas palavras do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, “a primeira e primordial arquitetura é a geografia”.
A intenção deste workshop é discutir a relação e as interações entre o projeto arquitetônico e o contexto físico, histórico e social da realidade em que ele se insere – seja em situações urbanas, não construídas, em edifícios existentes ou em largas paisagens rurais.
Fotos, desenhos, relatos, medições, documentos, leis, fotos aéreas, histórias, drones – são várias as ferramentas que nos permitem interpretar um sítio de projeto. A investigação dessas técnicas será feita a partir da análise de uma seleção de obras do escritório Una Arquitetos.
No final do evento, você ainda recebe um certificado de participação com carga horária de 1h30!

PROGRAMAÇÃO

• Interpretações do local do projeto em trabalhos do Una Arquitetos;
• Técnicas investigativas:

– Análise documental: pesquisar, ler, estudar;
– Entrevistas: conversar, perguntar, conhecer;
– Avaliações de campo: andar, olhar, escutar;
– Registros do espaço: desenhar, fotografar, filmar, escrever.

• Elemento surpresa: Discussão sobre uma obra icônica em que a interpretação do terreno sugere a transformação futura desse ambiente.
• Discussão sobre abordagens projetuais.


PROFESSOR

Fernando Felippe Viégas
É sócio do escritório Una Arquitetos e um dos diretores da Escola da Cidade, em São Paulo, onde coordena o curso de pós-graduação “Geografia, Cidade e Arquitetura” junto com o arquiteto Alvaro Puntoni (gruposp). É formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), onde também realizou seu mestrado. Desde 2005, é professor de projeto em diversas instituições nacionais e internacionais. Entre os principais projetos de que participou, destacam-se o Centro Cultural dos Correios, o Centro Universitário Maria Antonia, a nova unidade do Colégio Santa Cruz, o terminal de ônibus de Pirituba, em São Paulo, Projeto Urbano do Parque Dom Pedro II, Reurbanização de Favelas em Sapopemba (Renova -SP) e o Edifício Huma Klabin.


COMO SERÁ O EVENTO

Transmissão exclusiva pela internet
O workshop será transmitido ao vivo, exclusivamente pela internet, com apresentação de áudio e vídeo do palestrante, slides e outros materiais de apoio didático. Os participantes poderão interagir pelo bate-papo com perguntas e comentários em tempo real.
Inscrições
Para participar, é necessário realizar a inscrição e efetivar a compra na plataforma Sympla. Quando o pagamento for autorizado pela instituição financeira, enviaremos um email para o endereço cadastrado confirmando a inscrição no workshop online.
Acesso à sala do evento
Na véspera do workshop, todos os inscritos receberão um email de lembrete para o evento. O link de acesso à sala virtual também será enviado por email 30 minutos antes da transmissão oficial. Não é possível acessar a sala por meio de dois ou mais dispositivos simultaneamente.
Retransmissões
O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única, sem retransmissões.
Certificados de participação
Aqueles que assistirem ao evento por pelo menos 80% do tempo receberão um certificado de participação individual com a carga horária do evento. Para cada inscrição será emitido um único certificado, e a entrega será realizada até duas semanas após a realização do workshop.
Cancelamento
A e-Construmarket/Galeria da Arquitetura reserva-se o direito de alterar as datas ou cancelar o evento, na impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior. Em caso de cancelamento, a e-Construmarket/Galeria da Arquitetura avisará a todos os inscritos (por e-mail) e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição, conforme os procedimentos descritos na seção “Reembolso” abaixo. O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição por e-mail, até 48 horas antes da realização do evento. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos integralmente, conforme procedimentos descritos na seção “Reembolso”.
Reagendamento
No caso de reagendamento do evento, a e-Construmarket/Galeria da Arquitetura avisará todos os inscritos por e-mail sobre a nova data e o novo horário. Todos estarão automaticamente inscritos no evento reprogramado. No caso da impossibilidade de o inscrito participar do evento na nova data, a e-Construmarket/Galeria da Arquitetura devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição conforme os procedimentos descritos na seção “Reembolso”. A comunicação sobre a impossibilidade de participar do evento deverá ser feita exclusivamente por e-mail, para o endereço cursos@e-construmarket.com.br, até 48 horas antes de sua realização.
Falta
O evento será realizado e transmitido exclusivamente ao vivo, na data divulgada. Caso o inscrito não compareça ao evento, o valor pago não será restituído.
Pagamento
A confirmação da inscrição depende da confirmação do pagamento pela operadora do cartão de crédito. O prazo para inscrições se encerra no dia anterior ao do evento.
Reembolso
Em caso de cancelamento da inscrição – tanto por parte do cliente quanto da e-Construmarket/Galeria da Arquitetura –, o reembolso aparecerá na próxima fatura do comprador ou na fatura subsequente. Em caso de dúvidas no processo de reembolso, escreva um e-mail para cursos@e-construmarket.com.br ou ligue para (11) 3879-7777.
Gravação e compartilhamento do conteúdo
Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização da e-Construmarket/Galeria da Arquitetura.

Mais informações e inscrições: http://bit.ly/BlackWeekWorkshop

Sobre o produtor

A Galeria da Arquitetura é um acervo com mais de 1.200 projetos da Arquitetura Brasileira com informações, fotos, vídeos, produtos e o maior Guia de escritórios de Arquitetura e empresas de Projetos e Consultoria. Acesse: galeriadaarquitetura.com.br

Compartilhe esta notícia: