Notícias

Curso CeRTEV de Tecnologia Vidreira aconteceu de 6 a 11 de novembro no LaMaV / UFSCar

 

Foi realizado nas dependências do LaMaV (Laboratório de Materiais Vítreos) do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade federal de São Carlos sob o patrocínio do CeRTEV – Centro de Pesquisa,Tecnologia e Ensino – o Curso CeRTEV de Tecnologia Vidreira de 6 a 11 de novembro de 2017.

 

Foram 38 palestras em seis dias apresentadas por 10 professores, acadêmicos, consultores e especialistas de vidrarias, que abordaram desde a estrutura do vidro e suas propriedades passando por todos os fenômenos envolvidos nos processos de elaboração e conformação alem da transformação.

 

Alem das visitas realizadas a uma linha de produção de embalagens, uma usina automática de beneficiamento de caco, uma jazida e beneficiamento de areia e aos laboratórios da UFSCar, houve uma demonstração de fusão de vidros em laboratório com produção de fibras, gota de Prince Rupert, cristalização, avaliação de tensões e recozimento de vidro que ilustraram vários assuntos apresentados.

 

Os alunos, em número de 16, eram oriundos de cinco vidrarias de base e uma transformadora de vidro plano.

 

O resultado foi muito rico com muitas discussões sobre dificuldades e possíveis soluções de problemas reais dos participantes.

 

Compartilhe esta notícia: