Notícias

'Cidade Bem Tratada' discutirá os desafios para implantar a Política Nacional de Resíduos Sólidos

6ª edição do seminário ocorrerá nos dias 19 e 20 de junho no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre
 
A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/10) tramitou no Congresso Nacional por 21 anos e entrou em vigor em 2010. No entanto, muito pouco foi feito até agora. O assunto voltará a ser discutido na 6ª edição do Seminário Cidade Bem Tratada, que ocorre nos dias 19 e 20 de junho, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Nestes dois dias, Ministério Público, União, Estado, municípios, empresas e sociedade terão a oportunidade de buscar soluções para que a Lei seja cumprida na prática. Também será o momento para conhecer projetos ambientais bem sucedidos.
Assim como na edição anterior, o evento irá debater quatro temas: gestão de resíduos sólidos, drenagem, tratamento e aproveitamento de efluentes e energias alternativas.
Para o idealizador e coordenador do seminário, o advogado, consultor e professor de Direito Ambiental, Beto Moesch, a expectativa é de que o encontro possa promover informações, discussões, reflexões e alternativas que garantam a expansão de práticas sustentáveis no País. “A expectativa com a PNRS era muito maior e pouco se fez. Não há motivo para não avançar”, afirma Moesch, lembrando que a economia brasileira decresceu, mas a geração de resíduos continua aumentando. “Isso é a antítese da PNRS”, observa.
 
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
 
Segunda-feira, 19 de junho
 13h30min: Abertura
14h: Painel 1: Panorama e perspectivas da implantação da Política Nacional de  Resíduos Sólidos
Painelistas: Ana Paula Bernardes, Gerente de Projetos de Embalagem da Abividro (Associação Técnica Brasileira das  Indústrias Automáticas de Vidro); Daniel Martini, Promotor de  Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do RS; representante do Ministério das Cidades (nome a definir)
15h30min: Debates
16h15min: Intervalo
16h30min: Apresentação de case
17h: Painel 2: Consequências da má gestão  dos resíduos sólidos
Painelistas: representante da FEPAM; representante da Associação Brasileira de Empresas Tratamento de Resíduos/ABETREWalter Plácido (consultor em resíduos sólidos – RJ)
18h30min: Debate
19h15min: Encerramento dos debates
19h30min:  “A última gota”, peça estrelada pelo Grupo de Teatro Caixa de Pandora, da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul (APCEF)
 
Terça-feira, 20 de junho
9h: Painel 3: Tratamento e aproveitamento  de efluentes – a  situação das águas no Brasil
Painelistas: Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica; Eduardo Viegas, Promotor de Justiça; representante do Ministério das Cidades (nome a definir); representante da Corsan (nome a definir)
11h: Intervalo
11h15min: Debate
12h: Case
12h30min: almoço
14h: Painel 4: Energias alternativas
Painelistas: Odorico Konrad, coordenador  do Parque Científico e Tecnológico da Univates; Secretaria Estadual de Minas e Energia
15h30min:  Debate
16h15min: Intervalo
16h30min: Cases
 

 
 
 
 
 
 
SERVIÇO
O QUE: 6º Seminário CidadeBem Tratada
QUANDO: 19 e 20 de junho de 2017
ONDE: Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa – Porto Alegre
SITE: WWW.CIDADEBEMTRATADA.COM.BR
FACEBOOK: https://www.facebook.com/CidadeBemTratada/
 
Patrocínio:
        
      
                          

Compartilhe esta notícia: