Notícias

ABIVIDRO adere ao Pacto Global da ONU

 Sobre o Pacto Global

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pela ONU para mobilizar organizações e comunidades a agirem de maneira responsável direcionados por 10 princípios das áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. O objetivo é complementar as práticas de responsabilidade empresarial e ser um compromisso mundial, tornando-se uma iniciativa importante para a sociedade.
 
Em 2000, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social iniciou o engajamento das empresas brasileiras nesse compromisso e hoje, o Brasil é o país com o maior número de organizações signatárias do Pacto Global.
 

10 princípios

O Pacto Global reúne lideranças corporativas dispostas a adotar, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em dez princípios.

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, e decidiram um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
 
A Agenda 2030 é uma lista ambiciosa de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes. Podemos ser a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e a última geração que pode evitar os efeitos adversos da mudança do clima. Para pôr o mundo em um caminho sustentável e resiliente é necessário tomar medidas ousadas e transformadoras, urgentemente.
 
A Plataforma Agenda 2030 é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), bem como de um conjunto de parceiros, para acompanhar e inspirar ações para se alcançar o desenvolvimento sustentável no Brasil até 2030.

As empresas, representantes de diversos setores da economia, ao fazerem parte da iniciativa, se propõem a usar esses princípios em suas decisões e rotina. A adesão ao Pacto é voluntária e busca trazer diretrizes para a promoção do desenvolvimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
 
A ABIVIDRO realiza diversas ações voltadas à sustentabilidade e o Pacto Global reforça o compromisso da companhia com tais iniciativas.
 
Mais informações: www.pactoglobal.org.br
 

Compartilhe esta notícia: