Notícias

Owens Illinois aposta no crescimento do mercado cervejeiro do Norte e Nordeste

A presença de unidade em Recife permite aos produtores a redução de custos com frete e maior flexibilidade no atendimento de suas demandas

Disposta a apoiar o recente crescimento das cervejarias especiais no Norte e Nordeste brasileiros, a Owens Illinois (O-I), maior fabricante de embalagens de vidro no mundo, está flexibilizando seu atendimento aos produtores locais. Através de sua unidade em Recife, PE, a O-I passou a fornecer garrafas para pronta entrega com design diferenciado, proporcionando às cervejarias redução de custo e agilidade na entrega.
“Queremos fomentar o desenvolvimento de marcas locais, disponibilizando garrafas de qualidade e que atendam às tendências do setor”, afirma Alexandre Macário Cardoso, gerente de Desenvolvimento de Negócios Nordeste da O-I no Brasil, que aposta em um incremento de dois dígitos anuais do mercado local de cervejas especiais. Ele diz ainda que além de custos reduzidos, os produtores de cerveja também poderão contar com uma flexibilização na oferta de embalagens, o que significa atender a pedidos em quantidades menores também, com embalagens padronizadas ou exclusivas, em diversos tamanhos, design e cores.
Uma das empresas beneficiadas por essa proximidade é a pernambucana Capunga Craft Beer, que foi criada há um ano, em Recife. Segundo Victor Lamenha, um dos fundadores da empresa, a parceria com a O-I está permitindo acelerar o desenvolvimento do portfolio, com novos estilos de cerveja, e aumentar a produção. “Trazer essas garrafas do Sudeste sempre teve um custo alto, por conta do frete e da demora. Então, trabalhávamos apenas com chope e garrafas retornáveis. Agora, conseguimos ter garrafas diferenciadas a um custo menor e com agilidade, pois faço o pedido num dia e recebo no outro”, explica.
Outra empresa que elogia a parceria com a O-I é a Amazon Beer, cervejaria fundada em 2000 e localizada em Belém, PA. Caio Guimarães, diretor de Marketing da Amazon Beer, conta que antes as garrafas eram compradas de fornecedores do interior de São Paulo, o que tornava o preço do frete mais caro. “Agora, com a oferta de embalagens na fábrica da O-I em Pernambuco, esses custos caíram pela metade”, afirma Guimarães.
Para Daniel Amaral, gerente de marketing da O-I, incentivar o mercado de cervejas especiais no Norte e Nordeste ajuda na fluidez e no crescimento do setor. “O fornecimento local das garrafas permite que as cervejarias agilizem o lançamento e a oferta de seus rótulos. Nossa ideia é facilitar o processo para que as cervejas destas regiões ganhem cada vez mais destaque”, diz.