Notícias

VIEX Americas promove o curso Redução do Custo de Energia Elétrica- 2ª turma

A VIEX Americas realiza no dia 6 de abril a 2ª turma do curso ‘Redução do Custo de Energia Elétrica- Aplicações práticas para consumidores industriais, comerciais e de serviços, na Casa do Saber, em São Paulo.
O curso é direcionado a consumidores de energia elétrica em geral, em que a eletricidade se caracteriza como componente estratégico em suas atividades: indústrias, shopping centers, supermercados, clubes, bancos, escolas e universidades, hospitais e varejo geral; empresas interessadas em avaliar oportunidades de autoprodução de energia, migração para o mercado livre e eficientização energética de processos; profissionais atuantes nas áreas de negócios em energia (planejamento, controle, suprimento, engenharia, processos e utilidades).
Associados da ABIVIDRO têm 25% de desconto na inscrição. 
Metodologia
O programa foi desenhado para oferecer uma combinação de apresentações de conceitos, discussões ativas e estudos de casos práticos, visando demonstrar o dia-a-dia dos profissionais e das atividades relacionadas ao curso. Ainda, serão abordadas as principais atualizações de legislação e do mercado e suas principais implicações para a atuação das empresas e dos órgãos responsáveis.
As apresentações e estudos de caso serão apresentados por instrutores que são especialistas no assunto e com ampla experiência na área de energia, sempre buscando a ênfase em exemplos concretos e práticos, e com o envolvimento ativo dos participantes através de exercícios e troca de experiências. A participação do público através de perguntas será fortemente incentivada durante o curso.
Contexto
O curso apresentará aos participantes a contextualização do setor elétrico brasileiro no que diz respeito aos elementos que impactam preços e tarifas de eletricidade.
Pretende-se que os participantes do curso, a partir de uma visão crítica do atual contexto, possam avaliar alternativas de redução do custo de energia a partir de soluções com base em eficiência energética, mercado livre e autoprodução de energia elétrica.
Com base em casos práticos, serão analisadas iniciativas viáveis para minimizar os custos de energia e torná-los previsíveis ao consumidor.
Objetivos

  • Entender os modelos de formação de preços de energia e quais são as variáveis que afetam as tarifas
  • Conhecer os requisitos para projetos de eficiência energética, seus potenciais, tecnologias disponíveis e custos
  • Avaliar as possibilidades de recuperação energética em processos industriais para cogeração
  • Apresentar as premissas básicas para projetos de autoprodução de energia
  • Detalhar as características do mercado livre de energia e compreender os cenários de atratividade para migração
  • Analisar alternativas de financiamento
  • Promover uma plataforma de troca de experiências, informações e networking

Mais informações e inscrições, aqui.