Notícias

Indústria emplaca investigação contra vidro automotivo da China

Por Natalia Viri, da Veja On-line, em 11.01.2016

Após ter o pedido negado no ano passado por insuficiência de provas, produtores nacionais conseguiram que fosse aberta investigação sobre eventual dumping da China nas exportações de vidros automotivos para o Brasil.
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) autorizou hoje o processo. Na petição, a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) alega que há uma margem de dumping de mais de 160% – o preço normal do produto seria de US$ 4.500 por tonelada, enquanto o produto chinês chega a US$ 1.700.
Em junho, a associação já tinha pedido investigação sobre o tema. Na ocasião, a Secex considerou que o material enviado era insatisfatório. Em processos desse tipo, os dados coletados devem ser checados in loco em empresas do setor. Para caracterizar a prática e impor sanções, a secretaria tem de concluir que há dano para a indústria nacional.
O tema interessa diretamente a Saint Gobain e a Pilkington, maiores fabricantes nacionais, que respondem por 80% da produção no país.