Notícias

Reciclagem do vidro é um dos projetos do Torneio Sesi de Robótica

Alunos das três escolas do Sesi de Mogi das Cruzes vão representar a Cidade nesta quinta-feira, 25, na etapa regional do 7º Torneio Sesi-SP de Robótica, cujo tema é Trash Trek.
Eles disputam uma vaga entre os 40 finalistas para a fase estadual que será disputada em dezembro. Os competidores precisam desenvolver soluções a reduzir a produção de lixo, indicar maneiras eficientes para o reaproveitamento de resíduos e para transporte e armazenamento.
Uma das equipes, a  TecnoVibe, formada por seis alunos do Ensino Fundamental da unidade Braz Cubas, desenvolveu um sistema de banco de dados que cadastra as pessoas da comunidade que contribuem com a reciclagem do vidro. Em troca pela iniciativa, elas participarão de atividades no Sesi relacionadas com a beleza, saúde e meio ambiente.
O grupo conta com a parceria da empresa Massfix, recicladora de vidros. Além do projeto de pesquisa e da proposta de solução, a equipe também participará do Desafio do Robô, modalidade em que os alunos constroem e programam um robô autônomo capaz de cumprir missões predeterminadas.
A pontuação de cada time é baseada em três requisitos: projeto de pesquisa (inovação, apresentação e pesquisa); projeto do robô (design, programação e estratégia e inovação); e core values (inspiração, trabalho em equipe e profissionalismo).
“O Sesi Mogi participa desde 2009 das seletivas regionais e a cada ano o tema do torneio muda, incentivando os envolvidos a ampliarem seus conhecimentos e a diversificar seus estudos. Neste ano, durante o processo de pesquisa para propor uma maneira das pessoas lidarem melhor com os resíduos, foi promovida a Maratona do Lixo, que envolveu todos os alunos da escola com o intuito de  promover a conscientização sobre a reciclarem de plásticos e latinhas”, explica a professora Alessandra.
A etapa regional do 7º Torneio Sesi-SP de Robótica será disputada em Osasco. Além da escola do Sesi de Braz Cubas, participam da competição as unidades de César de Souza e Vila Industrial.
Fonte: Diário de Mogi – edição de 25 de novembro de 2015
Foto: Cidade sediou a etapa regional do torneio no ano passado/ Arquivo