Notícias

Representantes do setor vidreiro participam do Carbon Trust

A convite do governo inglês, representantes do setor vidreiro estiveram esse mês em Londres para conhecer as empresas que implementaram  sistemas de gestão e certificação para melhorar a performance de carbono. Através do projeto Carbon Trust, os convidados conheceram os mecanismos utilizados e resultados alcançados.
Participaram do encontro Stefan David, da ABIVIDRO, Aline dos Reis, da Owens Illinois, Marcelo Manzolla de Souza, da SGD, Lilian Velloso Pereira, da Verallia, e José Carlos Mendes, da Wheaton.
Para Stefan David, a experiência com o Carbon Trust coloca o setor vidreiro na liderança das discussões de carbono e auxilia no estabelecimento de critérios e princípios para gerar as declarações ambientais de produtos.
“Podemos aproveitar essa oportunidade para defender a estratégia ambiental do setor vidreiro no país, gerar indicadores consolidados com uma base técnica consistente e se desejável, gerar a certificação da pegada de água e pegada de carbono de nossos produtos”, afirmou Stefan.
Carbon Trust
O Carbon Trust é uma iniciativa financiada pela Embaixada Britânica em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), para a criação de um Sistema de Certificação de Produção Sustentável para Produtos Brasileiros, ajudando-as a otimizar processos e a reduzir impactos ambientais.
O projeto tem como proposta ainda criar um sistema em consonância com as prioridades da indústria, de modo que este destaque as vantagens competitivas e o baixo impacto ambiental dos produtos brasileiros no mercado doméstico e em mercados internacionais.
Foto: Representantes do setor vidreiro em Londres