Notícias

Unidade da O-I em São Paulo capta água da chuva para garantir autossuficiência hídrica

Líder global na fabricação de embalagens de vidro instala mecanismo de baixo custo, capaz de economizar água da rede pública

A Owens-Illinois, maior fabricante de embalagens de vidro no mundo, implantou um sistema de captação de água da chuva em sua fábrica na Zona Leste de São Paulo e já colhe os bons resultados.
Apenas no último mês, a iniciativa permitiu a captação de 400m³ de água, que é tratada e utilizada nos sistemas de refrigeração dos compressores e fornos da linha de produção. Para se ter ideia do volume, uma família com quatro pessoas consome, em média, 14m³ de água por mês.
A fábrica de São Paulo é a segunda maior unidade da companhia, que possui 75 instalações em 21 países. Nela já foram implantados dois poços artesianos e uma estação de tratamento de efluentes para reuso de água, que suprem quase a totalidade das necessidades de produção e consumo dos colaboradores.
Porém, em períodos mais quentes, quando a evaporação da água é maior, acaba ocorrendo a utilização de água da rede pública. “Com a captação da chuva, esperamos ampliar nossa autossuficiência hídrica. Começamos aproveitando o volume que escoa de um dos nossos telhados, mas temos outros dez com potencial para instalar o mesmo sistema”, explica Ronaldo Spiller, gerente da fábrica de São Paulo.
O mecanismo de captação de água da chuva teve custo zero para a empresa, que realizou a adaptação de galerias pluviais e reaproveitou equipamentos para bombeamento até a estação de tratamento.
A unidade da O-I em São Paulo é abastecida originalmente pelo Sistema Cantareira, porém, devido ao baixo nível do reservatório, passou a receber água do Alto Tietê em março de 2014, assim como demais imóveis da Zona Leste da Capital paulista. A fábrica consome normalmente 200m³/mês de água proveniente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), metade do volume que captou de chuva em fevereiro. A expectativa é que a autossuficiência hídrica da fábrica beneficie o meio ambiente e a população, já que significa economia de água da rede pública.
Sobre a O-I
A Owens-Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de produtos alimentícios e bebidas. Com uma receita de US$ 6.8 bilhões em 2014, a empresa é sediada em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 21.100 pessoas em 75 fábricas distribuídas por 21 países.
A O-I oferece soluções de embalagem de vidro seguras, sustentáveis, puras, únicas e rentáveis em um mercado global crescente. No Brasil, a empresa também atua com as marcas CISPER e CIV no segmento de utilidades domésticas para o consumidor final e mercado profissional.
O movimento Vidro é Vida promove os benefícios abrangentes das embalagens de vidro em mercados-chave de todo o mundo. Aprenda mais sobre as razões para escolher vidro e junte-se ao movimento em glassislife.com.