Notícias

2ª Festival de Cinema da Zona Leste SP conta com parceria da ABIVIDRO

Associação promove no local a campanha Doe Vidro. Doe Vida.

Entre os dias 10 e 14 de dezembro, durante a 2ª edição do ‘SP Leste em Movimento – Festival de Cinema da Zona Leste’, a ABIVIDRO realiza a campanha  de incentivo à doação de  potes de vidro para armazenamento de leite humano, ‘Doe Vidro. Doe Vida.’.
A associação instalará um ponto de coleta  de embalagens de vidro no Centro Cultural da Penha, localizado no Largo do Rosário, 20, onde será realizado o festival,  com cartazes e folhetos explicativos sobre o tema. Os frascos arrecadados serão encaminhados a bancos de leite humano (blh) de São Paulo.
O leite humano só pode ser acondicionado em recipientes de vidro, o material mais seguro  para essa finalidade. Por ser inerte e biologicamente inativo, o vidro evita contaminações conservando os nutrientes e o sabor dos alimentos.
Os frascos a serem destinados aos bancos de leite têm que ter boca larga e tampa plástica, como os de café solúvel e geleias, entre outros.
Além do ponto de coleta no Centro Cultural da Penha,  as embalagens de vidro podem ser doadas nos próprios bancos de leite de São Paulo. Em todos esses locais há urnas para depósito dos potes e cartazes com orientações. Os bancos de leite humano  triam, esterilizam e armazenam os recipientes.
Sobre o Festival 
A produção cultural da Zona Leste de São Paulo será destaque na programação da 2ª edição do SP Leste em Movimento – Festival de Cinema da Zona Lestepromovido pela Associação Cultural Poder Negro, que ocorre de 9 a 14 de dezembro, no bairro da Penha. O objetivo do evento é ampliar o acesso à sétima arte e estimular a produção cinematográfica na comunidade, além de fomentar o debate sobre questões culturais e étnicas.
No dia 9 de dezembro, a mostra terá cerimônia de abertura no CEU Tiquatira, às 18h30, com coquetel de lançamento do livro O Mundo Cá Tem Fronteiras, de Paulo Rafael da Silva. Haverá a exibição dos documentários Os Sons da Penha, de Rodrigo Gontijo, e Cangaíba Luz e Movimento, de Pedro Dantas, com a participação dos diretores e convidados especiais.
A programação do Festival segue durante toda a semana, de 10 a 14 de dezembro, no Centro Cultural da Penha, com filmes que retratam a identidade da região, seus protagonistas e a sua produção cultural.  Exposição de   fotografias, música, apresentações culturais voltadas ao público infanto-juvenil, batalha de poesia (slam) e uma oficina de realização audiovisual também fazem parte da programação, que é gratuita.
O festival terá a participação de ícones da cultura popular da Zona Leste. Nelson Triunfo, considerado principal referência musical do Hip-Hop no Brasil, participará da noite de lançamento do filme Triunfo. A atividade será realizada dia 11 de dezembro, às 19h.
O poeta Emerson Alcalde, campeão do ZAP-SLAM (poesia falada), 2010, na Bienal de Artes de SP, e vice-campeão mundial de SLAM, em Paris, França, 2014, também está entre as atrações previstas.
Realizadora do SP Leste em Movimento, a Associação Cultural Poder Negro é reconhecida por promover ações culturais e educativas com objetivo de conscientizar crianças e jovens da periferia sobre a importância de seu papel na sociedade.