Notícias

Edgar Zanotto apresenta o Cepiv no FAPESP Week California

Evento aconteceu na última semana em Davis

O diretor do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação em Vidro (Cepiv), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Edgar Dutra Zanotto, participou no último dia 18 do FAPESP Week California, na University of California, em Davis, Estados Unidos.
No encontro, Zanotto apresentou o Cepiv e seus objetivos aos presentes. “O Cepiv é um dos maiores grupos acadêmicos fazendo pesquisa em materiais vítreos no mundo. Nossa proposta é fazer pesquisa básica com estruturas e relações entre estruturas moleculares, o que envolve áreas como desenho estrutural e cristalização, dinâmicas, caracterização e otimização funcional e suas relações com propriedades, sejam essas mecânicas, biológicas, elétricas, ópticas ou químicas”, disse Zanotto.
Para o pesquisador, os materiais vitrocerâmicos são muito importantes por permitem combinar propriedades. “Podemos fazer um material bioativo muito mais duro e resistente do que o vidro ou podemos fazer um vitrocerâmico transparente, que tenha uma condutividade térmica muito elevada, ou alta condutividade elétrica com estabilidade química. Há muitas oportunidades de pesquisa para explorar em materiais vitrocerâmicos, tanto do ponto de vista da pesquisa básica como da aplicação tecnológica”, afirmou Zanotto.
A FAPESP Week California aconteceu de 17 a 21 de novembro e teve como objetivo estreitar as relações entre cientistas do Brasil e dos EUA para futuras parcerias em pesquisas. O evento contou com o apoio do Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center for Scholars, de Washington.
Fonte: Agência Fapesp
Foto: Heitor Shimizu