Notícias

Prefeitura de SP pretende multar quem joga lixo nas ruas da cidade

A expectativa é que o programa tenha início ainda neste semestre

A Prefeitura de São Paulo estuda a possibilidade de multar os cidadãos que jogam lixo nas ruas da cidade. Para isso, a atual gestão de Fernando Haddad (PT) pensa em utilizar leis já existentes e definir a fiscalização por meio de decreto, informou O Estado de SP, desta segunda-feira, 29.
Segundo a Secretaria de Serviços, a proposta tem como objetivo autuar os “cidadãos que descartam lixo nas ruas e calçadas, que não cumprem horários de colocação de resíduos para a coleta residencial ou que descartam em pontos viciados”.
A iniciativa irá incorporar políticas do programa “Lixo Zero”, da Prefeitura do Rio de Janeiro, que pune qualquer pessoa, inclusive turista, que descarta resíduos nas ruas com multas variando entre R$ 170 a R$ 3.400. O Lixo Zero completou um ano de existência no mês de agosto, com um saldo de 57.281 multas.
Técnicos estiveram na capital fluminense para conhecer os resultados do programa e além disso, o secretário paulistano de Serviços, Simão Pedro, viabiliza um acordo de cooperação com a cidade de Bruxelas, na Bélgica, que está implementando política parecida.
Os detalhes do plano ainda estão sendo definidos e a expectativa é que o programa tenha início ainda neste semestre.
Fonte: Estado de SP 
Foto: Coletivo Verde