Notícias

Eletrosul inaugura usina inédita de energia solar

A Eletrosul Centrais Elétricas S.A. inaugura nesta quinta-feira, 27, a maior usina de energia solar integrada a um edifício da América Latina.  São 4.144 painéis fotovoltaicos instalados na sede da própria empresa, em Florianópolis,Santa Catarina.
Com uma área de 8,3 mil metros quadrados,  o local terá  capacidade para gerar energia para cerca de 540 residências.
Segundo o coordenador do Projeto Megawatt Solar, Rafael Takasaki, a energia elétrica gerada a partir dos painéis fotovoltaicos irá para a rede elétrica local e será vendida a consumidores livres, como grandes empresas e shoppings.
O primeiro leilão deve ocorrer em agosto e a expectativa é que sejam vendidos 800MWh/ano, com primeira entrega prevista para janeiro de 2015.
A potência instalada da usina será de 1 megawatt-pico (MWp) e terá capacidade para produzir aproximadamente 1,2 gigawatt-hora (GWh) por ano.
O governo da Alemanha, país que detém um terço do mercado mundial de energia solar, é parceiro do projeto. O banco de fomento alemão KfW financiou o empreendimento, que conta com investimentos de R$ 9,5 milhões.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal) também são apoiadores da iniciativa.
A Eletrosul contou ainda com a parceria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) para a fabricação de painéis fotovoltaicos.
A empresa, querendo compartilhar a experiência com outros interessados, disponibiliza passarelas no telhado para visitação.
Fonte: diariocatarinense.clicrbs.com.br