Notícias

11ª Glass South America apresenta lançamentos e novas tecnologias para o setor vidreiro

As tendências do mercado vidreiro serão apresentadas na 11ª Glass South America. Entre os dias 21 e 24 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, arquitetos, designers e profissionais do setor conhecerão as novidades em tecnologia, design, maquinário e acessórios. O evento é organizado pela NürnbergMesse Brasil, subsidiária do grupo NürnbergMesse, uma das principais organizadoras de feiras de negócios do mundo.
Veja aqui as fotos dos estandes das empresas associadas Abividro na Glass South America 2014.
Novas soluções e tecnologias para arquitetura, design, além de maquinário, acessórios e componentes são os destaques que os profissionais da indústria poderão conferir nesta edição.
Pela primeira vez no evento, a israelense Gauzy – fornecedora-líder em projetos de vidro de cristal líquido e na instalação de filmes laminados LC em diferentes aplicações, tais como eletrodomésticos, arquitetura, construção civil, indústria automotiva e muitos outros segmentos – mostra ao mercado latino-americano sua tecnologia de controle inovador. O Dim Glass possui várias fases de transparência, possibilitando a criação de cortinas de vidro, a inserção de células solares transparentes em janelas de vidro e o alcance de várias inovações relacionadas com vidro nas indústrias automotiva e de aviação.
Outro destaque é o lançamento da Sphinx Glass, o vidro verde Solarlite pyrolytic reflective glass, o que oferece um novo nível de controle solar. Sua transmissão de luz suave e reflexão garantem uma aparência uniforme por dentro e por fora. O produto é a escolha ideal para uma reflexão verde eficiente em fachadas ou claraboias, particularmente em climas onde é necessária a redução de calor solar.
O design também é fundamental na escolha do vidro mais adequado. Seja transparente, para quem quer integração, ou espelhado, para quem quer privacidade, o vidro Habitat da Cebrase bloqueia até 70% do calor e quase 100% dos raios UV. Com a redução do calor em até 10 graus em relação à temperatura externa, e com maior aproveitamento de luz natural, reduz-se também o consumo de ar-condicionado e luz artificial, proporcionando uma economia nos gastos de energia de 15 a 30%, dependendo da região em que o morador reside.
Conheça os principais destaques:
Tecnologia
– Abrasipa (www.abrasipa.com.br)
O vidro-líquido Enduro Shield é o novo lançamento da Abrasipa. Com uma aplicação simples ou com um pano ou com uma pistola de pintura, o vidro líquido Enduro Shield se liga ao vidro cobrindo todos os pequenos poros que grudam sujeira ou umidade. Assim, a necessidade de limpeza do vidro cai em 90%. E, por ser hidrofóbico, o vidro não mancha.
– Cebrace (www.cebrace.com.br)
Amostras dos diversos tipos de vidros da fabricante para o mercado de construção, arquitetura e decoração serão expostas e os visitantes serão impactados pelo uso diferenciado do Espelho Cebrace em uma das paredes do estande, mostrando uma tendência do mercado nacional. O espelho deixou de ser apenas funcional para se tornar uma solução para ampliar, sofisticar e iluminar espaços. Livre de cobre e de chumbo e 10 vezes mais resistente que um espelho comum, o Espelho Cebrace é ideal para quem busca sofisticação em grandes aplicações, inclusive em áreas úmidas e externas.
Além do espaço institucional que celebra os 40 anos da empresa, a Cebrace irá apresentar os vidros de proteção solar para residências em um estande exclusivo da Rede Habitat.
A estética também será explorada no estande por meio de amostras dos vidros nas diferentes cores e nas versões Neutra e Refletiva. Seja transparente, para quem quer integração, ou espelhado, para quem quer privacidade, o vidro Habitat bloqueia até 70% do calor e quase 100% dos raios UV. Com a redução do calor em até 10 graus em relação à temperatura externa, e com maior aproveitamento de luz natural, reduz-se também o consumo de ar-condicionado e luz artificial, proporcionando uma economia nos gastos de energia de 15 a 30%, dependendo da região em que o morador reside.
– Conlumi (www.conlumi.com.br)
A Conlumi demonstra todas as possibilidades do UVEKOL (resina destinada à produção de vidros laminados e de segurança). A parceria com a Allnex (ex-Cytec) é para a divulgação do know-how dotado pela Conlumi durante os 17 anos que produz vidros laminados com UVEKOL.
No estande serão expostos tanto o vidro jumbo como outros derivativos do UVEKOL, como: guarda-corpo, vidros anti-bala, laminados, decorados, Fusioneglass, inspiredglass, entre outros.
O estande contará ainda com uma mini fábrica de laminados para demonstrar as facilidades e garantias de se tornar laminador de vidros pelo Sistema Uvekol por cura ultravioleta.
Como lançamento, apresentam o Fusione Glass TS, resultado da fusão do vidro float com os laminados de alta pressão. A aparência vítrea da parte externa das chapas proporciona um dos efeitos mais desejados do design contemporâneo: o alto brilho do vidro combinado com as cores e padrões amadeirados dos laminados tipo fórmica.
– Dip-Tech (www.dip-tech.com)
Apresenta a operação em tempo real da impressora cerâmica digital em vidro AR4000. Os visitantes também poderão ver as mais recentes tendências em design, incluindo novas aplicações e tintas.
– Divinal Vidros (www.divinalvidros.com.br)
Especializada em vidros temperados, a distribuidora apresentará seu novo sistema de e-commerce, além de produtos de marcas renomadas, como Blindex e Habitat, da Cebrase.
– Gauzi (www.gauzy.co.il)
Pela primeira vez na Glass South America, a israelense Gauzy – fornecedora-líder em projetos de vidro de cristal líquido e na instalação de filmes laminados LC em diferentes aplicações, tais como eletrodomésticos, arquitetura, construção civil, indústria automotiva e muitos outros segmentos – mostrará ao mercado latino-americano sua tecnologia de controle inovador que permite lidar com vidro como nunca antes. O Dim Glass possui várias fases de transparência, possibilitando a criação de cortinas de vidro, a inserção de células solares transparentes em janelas de vidro e alcance de várias inovações relacionadas com vidro nas indústrias automotiva e de aviação.
– PKO do Brasil (www.pkodobrasil.com.br)
A fabricante traz como novidade os vidros Temperados – Multilaminados com SentryGlass®, focado em aplicações que necessitam de segurança. O produto traz como características a redução dos riscos de acidentes causados pela quebra, aumento da segurança patrimonial, bloqueio de até 99,6% da radiação ultravioleta, resistência a variações de temperatura e possibilita maior isolamento acústico. É indicado para guarda-corpo autoportante, pisos, degraus de escada, coberturas e claraboias, visores de piscina e aquários, fachadas de vidro estrutural, sistema SpiderGlass® e também para aplicações antivandalismo.
Outro destaque é o Privacy Glass, uma tecnologia que transforma o vidro de cor branca translúcida em incolor, permitindo que haja um equilíbrio entre privacidade e entrada de luz. O Privacy, entre seus benefícios, permite a utilização racional dos espaços e a criação de ambientes tecnológicos, oferece facilidade de limpeza, manutenção e alta durabilidade e também proporciona maior qualidade da imagem projetada, por ter em sua composição cristal líquido, servindo, portanto, como tela de projeção.
O Vidro Blindado é o terceiro produto que será apresentado pela PKO. Trata-se da combinação de vidros e polímeros de alta resistência para suportar diversos calibres de armamentos. Em conformidade com a norma ABNT NBR 15000, sua aplicação é indicada para edifícios, prédios, apartamentos, casas, indústrias, salas comerciais e escritórios. Entre seus benefícios estão os níveis de proteção diferenciados, a proteção da integridade do usuário, bloqueio de até 99,6% da radiação ultravioleta e adaptação às construções antigas.
– Sphinx Glass (www.sphinxglass.com)
A empresa lança o Solarlite pyrolytic reflective glass. Vidro verde claro, oferece um novo nível de controle solar. Sua transmissão de luz suave e reflexão oferecer uma aparência uniforme por dentro e por fora. O produto é a escolha ideal para uma reflexão verde eficiente em fachadas ou claraboias, particularmente em climas onde é necessária redução de calor solar.
– Vidros UBV (www.vidrosubv.com.br)
O principal destaque será a linha exclusiva de vidros texturizados para box de banheiros e divisórias, que garantem privacidade sem a perda da luminosidade.
A última tendência em decoração são os padrões quadriculados. Estampado com delicados quadrados, o vidro Quadrato passa uma sensação de bem-estar, aconchego e requinte aos ambientes. Além disso, sua beleza torna qualquer ambiente comum, em um espaço único. Sua versatilidade combina com os mais variados estilos de decoração e podem ser aplicado nos mais ousados projetos.
Design
– Cam Merkezi (www.cammerkezi.com)
Destaca novas soluções das marcas Yorim e Yorglass:
Focada nos segmentos de alimentação e casa, Yorim destaca produtos para aplicação em peças de linha branca.
Já a Yorglas lança a nossa nova série Diamon Lux, nível de resistência a risco igual ao do granito. Outra novidade é o vidro antirrisco Crystal Lux, que tem a mesma resistência que o Diamon Lux, mas com uma textura diferenciada, podendo ser utilizado em superfícies verticais.
– Eastman (www.eastman.com)
A representante destaca o Saflex ® interlayers PVB para vidro laminado Saflex, marca líder de interlayers usados para aplicações em arquitetura e também no setor automotivo. Saflex oferece um portfólio abrangente de interlayers proporcionando uma gama de benefícios, incluindo a segurança, controle solar, controle de som, controle de UV, e integridade estrutural para pisos de vidro, balaustradas, etc.
Maquinário
– Bassra (www.bassra.com)
A fabricante inglesa traz para o mercado brasileiro Glass insulating Machines, equipamentos de pequeno porte desenvolvidos para quem deseja iniciar esse tipo de fabricação. A máquina Hot melt é comumente utilizada no Reino Unido e em muitos outros países, mas o mercado brasileiro tem pouco conhecimento sobre essa tecnologia.
– Bohle (www.bohle.de)
Seus destaques são as máquinas automáticas de corte (mensagens pilar, porta-roda, o corte de rodas), adesivo UV, dispositivos de medição de vidro, além de ferramentas em geral, como alicates e cortadores de vidro.
– Bystronic glass (www.bystronic-glass.com)
A empresa suíça apresenta o novo lançamento mundial de sua parceira estratégica: Hegla AG. Trata-se da mesa de corte de vidro float Rapidline, equipada com motores lineares, velocidade de até 200 m/min e aceleração de 5 m/s2. Fabricada na Alemanha, este equipamento ainda possui trocador automático de ferramenta, movimentação do vidro através de esteira, e desbaste de borda para vidro low-e.
– Glamatec (www.glamatec.com.br)
Apresenta a lavadora vertical LV1600, modelo aberto que permite lavagem em chapas de vidros com até 3,20m. Equipada com quatro escovas do tipo helicoidal para lavagem e quatro facas de ar cônicas para secagem (construídas em aço inox), controle de velocidade do transporte variável, através de inversor eletrônico. Lava até cinco metros de vidro por minuto.
– Glasstek (glasstek.com)
Destaca a nova geração de fornos de têmpera, chamada Jetstream RT ®. Esta é uma nova tecnologia de vanguarda da marca desenvolvida com os principais fabricantes de vidros da Europa. Tanto a convecção como o aquecimento são ajustados através de um sistema especial de matrix, que permite uma economia substancial de energia e de custos, bem como qualidade de vidro superior.
– Gusmão representações (www.gusmao.com.br)
Lança a linha de automatização para estocagem e movimentação de chapas de vidro plano. Este produto é indicado para estoques de indústrias e vidraçarias, onde o sistema é feito por um guindaste na ponte rolante, capazes de pegar e manusear chapas de vidro por cima de estoques verticais, tais como, classificadores ou cavaletes fixos e transportá-los até as mesas de corte com o auxílio de mesas basculantes para o posicionamento das placas em posição horizontal.
– Handong Glass do Brasil (www.handongglassbrasil.com.br)
A empresa traz sua linha de máquinas para a fabricação de vidros laminados e painéis solares.
– Indoor Glass (www.indoorglass.com.br)
Destaca a Máquina Lapidadora italiana da marca COVETECH modelo CT FLAT 30-8M. É equipada com um circuito duplo operatório e pode ser gerenciado por um computador ou manualmente. A regulagem pneumática da pressão dos rebolos de polimento garante uma redução do consumo e uma excelente qualidade do polimento.
– TK (tkitaly.com)
Mostra alguns produtos da sua gama de fornos de laminação, além da linha Lamijet que pode executar o processo de laminação com PVB e, também, o Lamijet Breva.
– Use Mak (www.usemak.com.br)
A empresa expõe sua linha de máquinas remodelas e reformuladas, com destaque para as biseladoras retilínea BR 7 E. Ainda, a Use Mak lança os seguintes produtos:
– FP 03 BOX – furadeira semiautomática de seis cabeçote (3 inferior e 3 superior), recomendada para fabricante de box;
– FP 06 – furadeira semiautomática de seis cabeçotes (3 inferiores e 3 superiores). Com estrutura totalmente reforçada;
– Lapidadora Copo – LC 06, LC 08 e LC 10: mais agilidade e melhor acabamento em menos tempo.
– Vidramaq (www.vidramac.com.br)
A empresa traz como novidade a máquina bilateral copo para trabalho em vidros planos, com projeto inovador e de alta tecnologia, fundamentada em uma estrutura robusta com mandris dotados de regulagens de fácil acesso, ao mesmo tempo precisas. O modelo FSM2025B é composto de 20 cabeçotes, motores ABB e transportadores de correias sincronizadas. Possui comandos elétricos e é controlada por PLC e uma IHM, que dão a este equipamento elevado desempenho e altíssimo grau de acabamento.
– Vetro Máquinas (www.vetromaquinas.com.br)
Apresenta todas as tendências em tecnologia para o beneficiamento do vidro plano, destacando a Autoclave Italmatic, que possui toda programação e controle do processo através de uma interface touch screen.
Acessórios e componentes
– Adespec® (www.adespec.com.br)
Responsável pela produção, comercialização e distribuição do Fixa Espelho e Protetor de Borda Cebrace, Ecofix Guardian, Pesilox Adespec, FixaBox Blindex, Fixin AGC e Prego Líquido Adespec. Lança o adesivo selante Fixin AGC: à base de Pesilox, foi desenvolvido em parceria com a multinacional japonesa AGC para uso em todos os seus vidros e Pesilox, uso geral em tamanho econômico de 65g, que dispensa o uso de pistolas aplicadoras. A nova embalagem oferece ao mercado de vidro uma ferramenta indispensável para a caixa de ferramenta de todos os vidraceiros solucionando tanto o problema de fixação como vedação.
– AL Indústria (www.alpuxadores.com.br)
Desde a sua fundação a AL Indústria vem surpreendendo o mercado com seus produtos. Revolucionou o ramo do vidro ao lançar a “ferragem de polímero” e proporcionou rapidez e facilidade de instalação ao promover inovações que hoje em dia são referências de mercado.
– Alpex Alumínio (www.alpex.com.br)
Neste ano, a empresa apresenta em parceria com a Blindex® o kit box com roldanas aparentes nos modelos Fit, Slim e Design, que compõem a linha de box de alumínio produzido pela Alpex com o selo de garantia da Blindex®. O produto apresenta vários diferenciais estéticos e técnicos como segurança reforçada, facilidade de limpeza e design mais moderno.
Em alumínio cromado, o kit box com roldanas aparentes, além de sofisticado, tem proteção reforçada. As duas travas de segurança impedem que a porta, quando acionada, saia do trilho, e o trilho com inclinação para a parte interna do box facilita o processo de limpeza.
– Chaves Gold (www.chavesgold.com.br)
Traz puxadores, molas, kits de ferragens, ferramentas, kit box, guarda corpo, escada e muito outros acessórios. Como lançamentos, kits box zamack e furação do box padrão e kit ferragens zamack e cortiça transparente. nas cores branca, preta e cromada.
– Diamanfer (www.diamanfer.com.br)
A fabricante de ferramentas diamantadas para beneficiamento de vidros planos destaca os rebolos diamantados tipo copo, utilizados em lapidadoras retilíneas simples ou bilaterais. São produtos de excelente custo–benefício, sendo que podem ser fabricados com diâmetros de 50 a 200 mm.
– Ideia Glass (www.ideiaglass.com.br)
E empresa marca presença com um lançamento inédito no mercado. A grande aposta da marca é um box especialmente desenvolvido para banheiros de todos os tipos de tamanhos e formas. O Box Certo, que conta um inovador e exclusivo formato que permite a abertura em 180º da porta. Além disso, a novidade traz um sistema que permite uma instalação rápida e prática, podendo ser feita pelo próprio consumidor. Basta ele adquirir o kit em lojas especializadas e seguir as instruções para montagem.
Outra novidade é o Flex 1.2, que traz um novo formato para o já conhecido Kit Box Flex, mas voltado para banheiros médios, completando vãos de até 1,2 metros, e com maior resistência, tendo como matéria prima o latão.
– Invictos tecnologia (www.invictos.com.br)
A empresa apresenta o Invictos Vidros, software de Automação de Vidraçarias disponível há mais de seis anos no mercado. Ele realiza cálculo de orçamentos digitando apenas o vão, gera pedidos para enviar para a têmpera, realiza controle de entregas, agendamentos e medições, controle de estoque, comissões de vendedores, montadores e medidores, nota fiscal eletrônica, além de financeiro completo com contas a pagar e receber, controle de cheques, boletos bancários, recebimento de cartões, contabilidade gerencial e centenas de relatórios.
Como lançamento, traz o Invictos Vidros Mobile, que possibilita fazer orçamentos com uso de tablets, sem necessidade de internet durante o orçamento, integrado com o software Invictos Vidros.
– Landy Kits (www.landykits.com.br)
A empresa desenvolve componentes e acessórios para envidraçamento de sacadas, kits box e envidraçamentos de engenharia aplicando os conceitos garantidos pela certificação do sistema da qualidade ISO-9001:2008 SGS. Traz como lançamento o kit roldanas para envidraçamento de sacadas e varandas em 100% aço inox AISI 304, indicados para instalações nas regiões do litoral brasileiro, onde os produtos sofrem com à exposição a névoa salina;
– Prodim (www.prodim-systems.com)
Mostra os aparelhos Proliner série para indústria e série para construção e o software Unfold para vidros curvados.
Proliner Série para Construção e Série para Indústria: fornece duas séries do Proliner: a Série para Indústria (IS) e a Série para Construção (CS ). O Proliner série para Construção é a melhor solução digital para medição que existe para a indústria do vidro. O Proliner série para indústria é a solução para medições de ponta e que exigem uma maior qualidade e precisão. A série IS é, portanto, recomendada para produtores de vidros curvados. As duas séries são digitais e portáteis e vem com software CAD acoplado, tornando possível verificar e editar medições no próprio local de medição. O desenho digital pode ser utilizado para criar relatórios digitais, mas também para serem mandados diretamente para a máquina CNC.
– SGlass (sglass.com.br)
Lança a ALPHA 1, uma furadeira e fresadora de vidro automática equipada com mesa de entrada esquadrejadora de vidro. Totalmente automatizada, executa furos e recortes diversos em chapa de vidro de 4 a 19 mm de espessura em até 1600 mm de largura, com um software gráfico CAD/CAN dedicado e de fácil operação. Voltada para produção em série, com alta produtividade e com identificação das peças via código de barras.
– Thermoseal Group
A principal fabricante de barras separadoras de ponta quente e acessórios do Reino Unido, lança na América do Sul os espaçadores de ponta quente Thermobar e Thermoflex. Ambas as réguas são usadas para criar o espaço aéreo dentro de unidades de vidros duplos e triplos, oferecendo um desempenho térmico superior que ajuda a reduzir a perda de calor na extremidade da unidade de envidraçamento.
Sobre a NürnbergMesse Brasil
Responsável por promover os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a NürnbergMesse Brasil é uma filial do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. A companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência. Os principais eventos são, FCE Pharma e FCE Cosmetique, PET South America, PET Rio Expo, Glass South America, Analitica Latin America, BioFach e ExpoSustentat.
Sobre o grupo NürnbergMesse
O grupo NürnbergMesse é uma das 15 maiores empresas organizadoras de feiras do mundo e faz parte das dez maiores empresas da Europa. O portfólio inclui mais de 120 feiras e congressos internacionais em Nuremberg (Alemanha) e em todo o mundo. Anualmente, cerca de 30 mil expositores (39% internacionais) e mais de 1,4 milhão de visitantes (22% internacionais) participam dos eventos organizados pelo Grupo NürnbergMesse, que está presente por meio de suas subsidiárias na China, América do Norte, Brasil, Itália e agora Índia. O grupo NürnbergMesse possui uma rede com cerca de 50 representantes que operam em 100 países.
www.glassexpo.com.br