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Setor brasileiro de cosméticos fatura mais de R$ 38 bilhões em 2013

A indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do país está em crescimento. O setor apresentou um aumento médio de 10% ao ano nos últimos 18 anos, tendo passado de um faturamento de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 38 bilhões em 2013.
Os dados são da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
Atualmente são mais de 2,4 mil empresas brasileiras atuando no mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC). As empresas de grande porte, cerca de 20, representam 73% do faturamento total.
O Brasil manteve o título do terceiro maior mercado consumidor do mundo, atrás da China e Estados Unidos. A venda de produtos brasileiros de HPPC somou US$ 43 bilhões no ano passado, em alta nominal de 2,7% na comparação com 2012, segundo dados da Euromonitor.
Na balança comercial dos produtos de HPPC, as exportações apresentaram um crescimento médio de 10,2% ao ano entre 2003 e 2013, e as importações de 21,4%  no mesmo período.
Fonte: Cosméticos BR, abril de 2014