Notícias

Cerveja portuguesa chega ao Brasil em embalagem da Owens-Illinois

O mercado brasileiro de cerveja, já bastante aquecido com o processo de “premiunização” e a entrada de diversas marcas mundialmente famosas, promete ficar ainda mais movimentado.
A Super Bock, cerveja que é sucesso em Portugal, será produzida no Brasil pela Cervejaria Riograndense e com distribuição da Globalbev, e comercializada em packs com seis garrafas de 250 ml da Owens-Illinois, maior fabricante de vidros do mundo.
A parceria inédita entre a Unicer – que detém a receita e a marca Super Bock – e a Riograndense vem sendo alinhada há cerca de um ano, e os detalhes da produção tinham que ser minuciosamente acertados para que se mantivesse o mesmo padrão do produto europeu, sucesso de vendas e preferência do consumidor português.
E para não fugir às tradições, a Super Bock, produzida aqui no Brasil, seguirá a receita portuguesa cedida com exclusividade ao produtor nacional para garantir a manutenção da qualidade e do sabor original.
Além de manter a receita original, a Super Bock brasileira apresentará a mesma aparência da irmã portuguesa. Com base nas especificações da Unicer, a Cervejaria Riograndense buscou parceria com a Owens-Illinois no desenvolvimento da embalagem. “Por se tratar de uma embalagem exclusiva, que segue rígidos padrões de qualidade e design, a O-I precisou desenvolver os moldes das garrafas sob a supervisão da Unicer em Portugal”, afirma Alexandre Cardoso, gerente da categoria Cervejas da Owens-Illinois.
Pensando em expandir sua presença no mercado de cervejas, a Riograndense se uniu à O-I para a produção da Super Bock, uma vez que a empresa é reconhecida por oferecer suporte técnico e de inteligência de mercado às novas marcas/empresas, que buscam se desenvolver em seus mercados de atuação, sempre com o foco de destacar produtos e marcas através das embalagens de vidro.
Ainda segundo Cardoso, o desafio da O-I foi manter a identidade da garrafa da cerveja portuguesa. “Conseguimos reproduzir com fidelidade a embalagem da Super Bock de Portugal e apresentamos ao mercado brasileiro uma cerveja Premium e idêntica em todos os aspectos, ou seja, o consumidor que já experimentou o produto em Portugal certamente identificará logo de cara que se trata do mesmo produto. Outro grande diferencial é que a garrafa inclui o fechamento ‘Pull-Off’, que facilita a abertura e consumo da cerveja em qualquer lugar”.
Lançada em Portugal em 1927, a Super Bock é umas das principais cervejas do país, no topo do mercado cervejeiro português. Dados da Nielsen Omnibus, de setembro/2013, comprovam que é a marca preferida de 44% dos consumidores daquele país.
Cerveja portuguesa que mais vende no mundo, a Super Bock está presente em mais de 50 países, nos cinco continentes. Contudo, essa é a primeira vez que será produzida fora da fábrica de Leça do Balio, em Portugal, e a produção brasileira atenderá somente à demanda interna. “O Brasil é um mercado estratégico para o objetivo de internacionalização da marca e crescimento da presença da Unicer fora de Portugal”, afirma Vasco Velasco, gerente de marca da Unicer.
Localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a cervejaria Riograndense foi fundada em 2003 e atualmente trabalha com outras marcas de sucesso.
Sobre a Owens-Illinois
A Owens-Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de produtos alimentícios e bebidas. C
om uma receita de US$ 7 bilhões em 2012, a empresa sediada em Perrysburg/ Ohio, EUA, emprega aproximadamente 22.500 pessoas em 79 fábricas distribuídas por 21 países.
A O-I oferece soluções de embalagem de vidro seguras, eficazes e sustentáveis a um mercado global crescente. O movimento Vidro é Vida foi idealizado pela O-I para levar a mensagem dos benefícios das embalagens de vidro aos principais mercados consumidores ao redor do globo.
Para mais informações, acesse www.o-i.com ou www.glassislife.com