Notícias

Anunciados os vencedores do Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2013

Foram anunciados na noite de terça-feira, 12 de novembro, os vencedores do Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2013, promovido pela revista EmbalagemMarca, e já consolidado como um dos mais importantes da cadeia do packaging no Brasil. A festa realizada no Centro Universitário Senac, em São Paulo, reuniu mais de 450 pessoas, entre representantes da indústria usuária, convertedores e fabricantes de matérias-primas. No evento foram premiados 29 cases de embalagem.
O Prêmio Grandes Cases de Embalagem, que neste ano chegou à sua sétima edição, visa incentivar e valorizar a busca da excelência nas embalagens brasileiras, premiando aquelas que se destacam pela otimização do conjunto de seus elementos ou, isoladamente, de um ou mais deles que tenham peso decisivo para a obtenção de resultados positivos para a empresa usuária e para o consumidor final.
As embalagens são analisadas sob a ótica dos benefícios que trazem para a indústria usuária, fornecedores, consumidores finais e o meio ambiente.
São levados em conta benefícios como redução de materiais, produtividade em linha, redução de custos, inovação, agregação de valor, design, impacto ambiental, desempenho no ponto de venda e conveniência, além de aspectos técnicos como qualidade da embalagem e qualidade da impressão, por exemplo.
A seguir, a lista dos vencedores:

  • Coca-Cola Nomes – Coca-Cola Brasil
  • Linha quem disse, berenice? – quem disse, Berenice?
  • Ovo Alpino Formato – Nestlé
  • Philadelphia – K&S Alimentos
  • Desengripante Rost-Off Würth – AP Winner
  • Glitz Chuva de Prata – Cereser
  • Garrafas de Alumínio Skol, Budweiser e Brahma – Ambev
  • Iogurtes e Sorvetes Delicari – Delicari
  • S. Excès – Eudora
  • Bon o Bon – Arcor Brasil
  • Suco de Uva Integral Casa Madeira – Casa Madeira
  • Queijo de Cabra Fazenda Carnaúba – Laticínio Grupiara
  • L’Occitane au Brésil – L’Occitane
  • Iogurte Grego Batavo – BRF
  • Talento Trufas Edição Especial – Chocolates Garoto
  • Maçã do Scooby Doo – Vale do Sol Frutas
  • Lindoya Verão Thermal – Lindoya Verão
  • Óleo de Canola com Soja Soya – Bunge
  • Natura Plant – Natura
  • Leite Cooper Premium – Cooper
  • Escargots à Bourguignone Helix – Helix Escargots
  • Malbec Absoluto – O Boticário
  • Ovos de Páscoa Walmart – Walmart Brasil
  • Iogurte Sem Lactose Danubio – Danubio
  • Pimentas Mexicanas – Temperos da Fazenda
  • Guaraná Antarctica 100% PET Reciclado – Ambev
  • Água Crystal – Coca-Cola Brasil
  • Vanish Poder O2 – Reckitt Benckiser
  • Natura SOU – Natura

O Prêmio Grandes Cases de Embalagem deste ano teve o patrocíno de Braskem, HP, Clariant, PE Latina Labellers e UPM Raflatac.

Pimentas Mexicanas – Wheaton


A linha gourmet de molhos de Pimenta Mexicana é uma demonstração de que a estratégia de usar embalagens para se diferenciar no ponto de venda não precisa se restringir às grandes empresas.
Utilizando um frasco de vidro standard mais bojudo, normalmente adotado nas categorias de perfumaria e home care, os temperos ganharam visibilidade nas gôndolas povoadas por pequenas garrafas.
O formato também amplia o painel para aplicação dos rótulos, favorecendo a exposição da marca.
A embalagem ajudou a Temperos da Fazenda a ampliar seus canais de distribuição, ganhando espaço em grandes redes de supermercados, e abrindo portas para outros produtos da empresa, que hoje estuda a ampliação de sua capacidade produtiva.

Anunciados os vencedores do Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2013

Malbec Absoluto – Wheaton


O perfume masculino Malbec Absoluto, lançado em 2011, ganhou um estojo especial para o período de comercialização que antecede as comemorações do Dia do Homem, em 15 de julho.
Feito com material rígido, o cartucho utiliza em seu sistema de fechamento ímãs aplicados na parte interna da embalagem.
O revestimento com efeito de couro e detalhes dourados elevam a percepção de valor do produto.
O berço interno flocado garante a proteção do frasco e reforça o conceito de sofisticação do perfume. A cor bordô faz referência ao universo dos vinhos, de onde veio a inspiração para a fragrância.
Posicionada Posicionado como embalagem presenteável, o estojo ajudou O Boticário a alavancar as vendas de Malbec voltadas para aquela data comemorativa.

Anunciados os vencedores do Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2013

Iogurte Sem Lactose Danubio – Owens-Illinois


O Iogurte Sem Lactose Danubio chegou aos supermercados com uma embalagem conhecida dos europeus, mas incomum no mercado brasileiro. Potes de vidro com tampas metálicas foram escolhidos pela companhia para transmitir valor e atrair a atenção dos consumidores.
Foi o primeiro iogurte no Brasil a usar tampas twist-off fechadas a vácuo e com botão de segurança, recurso que permite a identificação de eventuais violações da embalagem.
A transparência do pote de vidro foi valorizada também no rótulo autoadesivo, para deixar o produto visível aos olhos do consumidor, estimulando a percepção de frescor.
A diferenciação dos sabores que compõem a linha é feita com um código de cores, aplicado nos rótulos e nas tampas, facilitando a rápida identificação nas gôndolas.

Anunciados os vencedores do Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2013

Suco de Uva casa Madeira – Verallia


A intenção da Casa Madeira ao lançar as novas garrafas do suco de uva integral era diferenciar-se da concorrência, comunicando os principais atributos de seu produto, elaborado com maior quantidade da fruta por litro do que as demais marcas.
A opção foi desenvolver uma embalagem de vidro com formato mais moderno e elegante, recorrendo ao rótulo para manter a identidade com a versão antiga.
A expressão “100% Uva” foi incorporada com destaque ao painel de decoração. Foram colocadas em evidência, também, informações que mostram que o produto não contém conservantes nem adição de água ou açúcar.
Mesmo com o reposicionamento de preço para um patamar superior, a empresa registrou aumento real de 35% nas vendas de seu suco integral, em comparação com o mesmo período do ano anterior, com a garrafa antiga.
Aproveitando o sucesso comercial, a Casa Madeira aumentou seu portfólio com uma linha de sucos aditivados, com linguagem estética próxima à dos alimentos funcionais e das bebidas isotônicas.

Anunciados os vencedores do Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2013

Leite Cooper Premium – Owens-Illinois


Ao escolher garrafas de vidro para acondicionar seu leite premium pasteurizado, a Cooper pretendia ganhar visibilidade. Queria também atrair consumidores, identificados em pesquisa da empresa, que associam produtos acondicionados em embalagens feitas daquele material a itens de qualidade superior.
A silhueta anatômica da garrafa garante a firmeza no manuseio, e um anel situado abaixo da tampa evita que a embalagem escorregue. A tampa twist-off – inédita na categoria no mercado brasileiro – facilita a abertura. O sistema de fechamento a vácuo ajuda a manter as propriedades organolépticas do leite. Caso o conteúdo não seja consumido de uma única vez, a embalagem pode ser facilmente refechada.
O produto ganhou decoração minimalista em serigrafia, deixando amplas áreas abertas para a visualização do leite. Na fase de implantação do projeto, as garrafas são moídas e os cacos são encaminhados para reciclagem. A renda é revertida a uma entidade beneficente. Em uma próxima etapa, os vasilhames serão retornáveis.

Anunciados os vencedores do Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2013