Notícias

Inovador sistema para captação de luz

Edifício em Melbourne foi desenvolvido com sistema para otimizar a captação de luz

Nos dias frios aqui no país, costumamos reclamar que os empreendimentos parecem tão frios quanto as ruas, proporcionando nenhum conforto térmico. E pior do que isso é no verão, que temos diversos ambientes superaquecidos e pouco ventilados. Além do Brasil, outro país que sofre com este mal é a Austrália, que possui cidades em meio ao deserto que, durante o dia, as temperaturas chegam a 40ºC e à noite caem em um extremo de temperaturas próximas a 0ºC.
Pensando nesse problema, o Sean Godsell Architects idealizou uma fachada térmica no empreendimento RMIT Design Hub, edifício comercial localizado em um dos pontos mais importantes de Melbourne.
O edifício tem como estratégia de gestão de energia e melhoria de eficiência a fachada com a sua pele dupla, feita, internamente, por vidros duplos e, externamente, por discos de vidro jateados pivotantes. Essa segunda camada possui sistema automatizado de captação de luz solar e de umidade – que cria um sistema de refrigeração natural em todo o interior do edifício. Esse sistema possui células com capacidade evolutiva e pode, ainda, em longo prazo, gerar eletricidade suficiente para fornecer a todo o edifício.
Inovação e tecnologia unidas por uma estratégia eficiente com a utilização do vidro, proporcionando conforto térmico e economia para os empreendimentos em todo o mundo.

Inovador sistema para captação de luz Inovador sistema para captação de luz
Inovador sistema para captação de luz Inovador sistema para captação de luz Inovador sistema para captação de luz
Inovador sistema para captação de luz Inovador sistema para captação de luz

Fonte: Casa Vogue