Notícias

Criativa casa de nuvem

Fachada de vidro acrescenta transparência para a casa nuvem

Na cidade Melbourne, na Austrália, uma casa ganha atenção e todos os olhares por quem passa. A rua em que foi construída, no bairro North Fitzroy, possui uma série de casas semelhantes, quem passa pela rua e olha em direção à casa elaborada pelo escritório australiano McBride Charles Ryan provavelmente pensará que não há nada que a diferencie de suas vizinhas, isto é, até ser convidado a entrar e conhecer seu outro lado.
Os arquitetos tiveram a preocupação de manter a fachada voltada para a rua, com o aspecto das residências tradicionais que ali se encontram. A surpresa está quando se entra na casa, na entrada a aparência remete a uma caixa vermelha desintegrada ligando como uma ponta para a cozinha.
A decoração da casa é alegre, traz uma sensação de harmonia para as paredes e a organização dos móveis e objetos de decoração da casa.
Nos fundos da casa, em frente ao quintal, é vista uma estrutura cujo formato é semelhante a uma nuvem desenhada por uma criação. Esta área é utilizada para a interação dos familiares ao fazerem suas refeições e conversarem, ela é fechada em suas extremidades por paredes de vidro: o lado voltado para as outras duas áreas fecha com vidro os espaços não ocupados pela caixa vermelha que compõe a área da cozinha, enquanto a fachada de vidro é voltada para a piscina até em direção a todo o quintal.
O vidro foi item indispensável para tornar esta arquitetura diferenciada, a sensação de leveza e transparência para todo o ambiente. Além disso, o vidro ajudou a reduzir a incidência de luz do Sol na “casa nuvem”, proporcionando uma temperatura amena no interior da casa.
 
Fonte: ABRAVIDRO