Notícias

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Cada um de nós é responsável pelo nosso planeta

Hoje dia 5 de junho, é comemorado o dia mundial do meio ambiente. Dia de termos consciência que o meio ambiente precisa de atenção, não somente hoje, mas em todos os dias.
Temos que ter consciência dos dados negativos que o Brasil ainda possui relacionados ao crescimento do lixo e poluição. Os nossos hábitos refletem na soma dos resultados positivos relacionados a poluição do ar, diminuindo o uso dos automóveis ou do lixo de casa, quando ele é  separado para a reciclagem.
O vidro é um material aliado do meio ambiente, pois além de ser inerte e não tóxico, quando reciclado se torna vidro novamente para um novo uso e esse ciclo é infinito, podendo ser reciclado muitas e muitas vezes sem perder os benefícios de sua composição. Existem muitos programas de reciclagem de vidro em todo o país, muito liderados pela ABIVIDRO. Porém, ainda temos um longo caminho a percorrer, um exemplo é a reciclagem de vidros automotivos, que é quase que inexistente, se formos comparar com os Estados Unidos e a Europa, onde o índice é superior a 50%. Por esta razão, o Instituto Autoglass não mede esforços para que o Projeto de Lei nº 477/2009, de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES), que obriga a reciclagem de vidros automotivos em todo o País, seja aprovado. Atualmente, esse PL que foi aprovado no Senado Federal no ano passado, está na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização de Controle (CMA) da Câmara dos Deputados. Atualmente, o Instituto Autoglass recolhe nas suas 32 unidades e 700 pontos de atendimento, 130 toneladas por mês de vidros automotivos. É um número ainda muito pequeno considerando o universo do volume dos resíduos despejados na natureza todos os dias.
Além dos vidros automotivos, temos vidros planos em nossas casas e empresas, que também devem ser reciclados quando não tiverem mais utilidades.
Você pode encaminhar os vidros para um centro de reciclagem ou reutilizá-los em casa, criando um novo objeto para uso ou decoração em vidro.
Tudo o que é vidro vira vidro. Essa é uma expressão importante na indústria vidreira que resume bem o potencial de reaproveitamento desse material. Um material amigo do meio ambiente que contribui para um planeta ainda mais belo e sustentável.