Notícias

Construções inteligentes do arquiteto Toyo Ito

Construções inteligentes do arquiteto Toyo Ito

Conheça a midiateca no Japão que resistiu a força de um tsunami

Grandes talentos da arquitetura são encontrados na Ásia, mas isso todo mundo sabe. Quando o Japão foi atingido pelo tsunami em 2011, um dos primeiros profissionais a ganharem destaque por seus projetos foi o arquiteto coreano Toyo Ito.
Um dos projetos que ganhou muita relevância na mídia foi o projeto de uma Midiateca no Japão, chamada Sendai Mediatheque, que teve sua inauguração em Janeiro de 2011 e após ser atingida pelo tsunami no mesmo ano, ficou de pé com toda a sua estrutura intacta.
A Midiateca de Sendai possui um desenho irregular e inovador, com estrutura de alumínio de sete andares revestidos por vidro plano em toda a sua fachada. Comprovando sua alta tecnologia e a preocupação com a consciência sustentável na sua arquitetura, o projeto entrou para história.
Em vídeos produzidos durante o tsunami, foram registrados 7 minutos da força da natureza atingindo o prédio da midiateca, e mesmo assim a estrutura resistiu a esses abalos.
Os vidros planos produzidos nos dias de hoje, possuem alta resistência, pois são fabricados com processos de alta performance tecnológica, contribuindo para a durabilidade e a beleza dos projetos arquitetônicos.
O arquiteto Ito também chamou a atenção do Ocidente com o estádio dos Jogos Mundiais, em Taiwan, inaugurado em 2009, que resume sua filosofia. “Primeiro: é aberto, como se fosse um parque. Segundo: tem uma arquitetura fluída, nesse caso, uma estrutura helicoidal. Terceiro: usa o máximo de energia natural”, como ele cita, são os principais itens com os quais desafia a herança modernista.
Além disso, outras obras de Ito ganharam evidência na arquitetura como por exemplo, o pavilhão chamado Serpentine Gallery (Londres – Inglaterra), a Biblioteca Tama Art University (Tóquio – Japão), o Teatro Municipal de Taichung (Taiwan), entre outros.
 
Fonte: casavogue.globo.com