Notícias

Climatização em prédio com vidro verde

Climatização em prédio com vidro verdePrimeiro edifício comercial ecológico do Nordeste utiliza vidro verde para climatizar salas

O recém-inaugurado Edifício Vitraux é o primeiro prédio comercial ecologicamente correto do Nordeste. Para conseguir tal título, o escritório responsável SQ+ Arquitetos Associados apostou na utilização de vidro verde.
O terreno ocupa 3 mil m² da Avenida Garibaldi, uma das mais movimentadas de Salvador, na Bahia. O projeto seguiu padrões atuais de preservação do meio ambiente, como o reuso de água das chuvas, captação de energia solar e otimização do consumo elétrico.
O principal desafio, porém, foi com a climatização do edifício, cuja localização recebe intensa incidência de luz e calor. A solução encontrada pelos arquitetos foi utilizar um fechamento com vidro verde para proporcionar proteção térmica, sem perder a transparência.
A base da torre, que tem 43 andares, é um belvedere com lojas, restaurantes e cafés. No topo estão localizadas cinco tulipas, que tem por função manter o fluxo de água corrente da cobertura e filtrar a incidência de luz, por meio do revestimento de vidros especiais serigrafados.
 
Fonte: Vidro Impresso