Notícias

Abividro patrocina congresso da Abrampa sobre meio ambiente

XIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

Abividro patrocina o XIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente.

O congresso é considerado o mais importante fórum brasileiro do Ministério Público sobre meio ambiente e direito ambiental.
O objetivo do congresso é debater a atuação ministerial, o desenvolvimento econômico e o papel da justiça relacionados à proteção ambiental. O evento é uma realização da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).
Dois dos principais assuntos a serem discutidos no congresso são a gestão de resíduos sólidos e a sustentabilidade no meio urbano. Por isso, o representante da Abividro, Lucien Bernard Belmonte participará como palestrante do Painel II “Saneamento e Resíduos Sólidos” para falar sobre gerenciamento de resíduos sólidos e saneamento.
A indústria vidreira já está alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e estimula a reciclagem e o reuso do material: atualmente, 25% das embalagens de vidro são reutilizadas e 40% são recicladas, sendo que o vidro pode passar pelo processo de reciclagem infinitas vezes, o que gera menor consumo de matéria-prima e, consequentemente, maior conservação ambiental.
abividro patriciona
O processo de produção do vidro também está alinhado com a sustentabilidade: a extração de materiais já é feita sem liberação de resíduos e as cavas são recuperadas por meio de reflorestamento. Além disso, a indústria quase não gera lixo e a água utilizada é devolvida aos rios após tratamento.
A Abividro atua há mais de 50 anos otimizando a produção e o uso do vidro no mercado brasileiro, informando a população, os empresários e o governo sobre os benefícios do vidro e a importância da reutilização e da reciclagem. A associação também tem representado as indústrias vidreiras, que se desenvolvem cada vez mais em harmonia com a sociedade.
Por isso, a Abividro se sente honrada em patrocinar a 13ª edição do Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente e ser parceira da Abrampa, entidade pioneira na criação e disseminação da cultura do promotor de Meio Ambiente no Brasil e na difusão do Direito Ambiental como instrumento de proteção da natureza.