Notícias

Engenheiro vence Prêmio Almirante Álvaro Alberto

Engenheiro vence Prêmio Almirante Álvaro Alberto

Professor Edgar Dutra Zanotto coordena projeto temático sobre vidros na FAPESP

O engenheiro Edgar Dutra Zanotto é o vencedor da edição 2012 do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia. Zanotto é professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O professor tem 36 anos de carreira e atua principalmente nas áreas de produção de artigos sobre cristais de vidros, formação de alunos e pesquisadores, participação na criação do Laboratório de Materiais Vítreos da UFSCar e na concepção e implementação de programas da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Atualmente, Zanotto é o coordenador do projeto temático “Processos cinéticos em vidros e vitrocerâmicas”. O engenheiro e professor foi comunicado sobre a conquista pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e deve receber o prêmio das mãos da presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto.
O Prêmio Almirante Álvaro Alberto busca reconhecer o trabalho de pesquisadores brasileiros em prol do avanço da ciência, da tecnologia e da inovação. O nome é uma homenagem ao almirante que contribuiu por mais de meio século para o desenvolvimento científico no Brasil.
A premiação é concedida anualmente, em rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais. O vencedor irá receber um diploma, uma medalha, R$ 200 mil e uma visita ao Centro Tecnológico da Marinha.