Notícias

Ponto de ônibus de vidro

Pontos na capital paulista ganham versões modernas e confortáveis com cobertura de vidro

Ponto de VidroOs abrigos de ônibus da capital paulista serão trocados por novos modelos com vidro. Os primeiros já foram instalados em alguns bairros e a previsão é de que até o fim de 2013 pelo menos 1.400 pontos já tenham sido trocados.
Os novos abrigos terão cobertura de vidro e de outros materiais e estarão disponíveis em quatro modelos: o “caos estruturado” e o “brutalista”, que estarão na maior parte da cidade; o “high-tech”, que tem um painel digital e será instalado em centros financeiros; e o “minimalista com ginga”, um modelo mais discreto projetado para locais com arquitetura antiga preservada.
A cobertura de vidro foi escolhida graças a sua capacidade de regulação térmica, a fim de oferecer um ambiente mais fresco aos passageiros que aguardam o transporte público. Os pontos contam também com um painel de publicidade, que será a primeira oportunidade de anúncios externos na capital depois da Lei Cidade Limpa.
Todos os pontos de ônibus no modelo de abrigo, além dos 12.500 totens, serão substituídos pelo novo modelo até 2015. Além disso, mais 1.000 coberturas e 2.200 novos totens devem ser instalados até 2017.
Os modelos dos abrigos foram criados pelo designer Guto Indio da Costa.