Notícias

Ericsson apresenta vidro inteligente

Empresa apresentou projeto de janela de vidro no Mobile World Congress 2013

Janela de VidroA Ericsson apresentou um projeto de vidro inteligente na Mobile World Congress. A ideia é instalar tecnologia em janela de vidro para melhorar o acesso wireless à internet. A empresa pretende instalar a novidade em residências, prédios comerciais e no transporte público. O projeto recebeu o nome de “Janela de Oportunidade”.
Em locais fixos, como casas e prédios, a ideia é instalar antenas para aumentar o alcance do roteador sem fio. Já em ônibus e trens, por exemplo, seria instalada uma placa de vidro inteligente para captar os sinais das estações fixas e distribuir o sinal entre os passageiros no local.
Como o tráfego de dados tem crescido rapidamente por meio dos celulares, a tendência é que a rede fique congestionada, e o vidro inteligente poderia desafogar o tráfego. Segundo a empresa, o vidro foi escolhido porque suas propriedades têm grande potencial tecnológico para diversas funções.
Outras ideias da marca é transformar a janela de vidro em lousa digital, superfície de controle para aparelhos domésticos, alarme de segurança e até para captar energia solar. O material também foi escolhido graças à grande quantidade de área envidraçada presente nas cidades.