Notícias

Novas fábricas de vidro chegam ao Brasil

Entrada de novas empresas deve fazer do Brasil um dos grandes produtores mundiais de vidro

Setor vidreiro ganha duas novas fábricas de vidro para competir no mercado brasileiro. O grupo japonês AGC e a Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP) são as duas novatas, que vão concorrer com as multinacionais Guardian e Cebrace, consolidadas há mais de duas décadas no Brasil.
O AGC é um dos maiores fornecedores de vidro do mundo, com atuação para construção civil, espelhos e automóveis. Sua fábrica brasileira está em final de montagem em Guaratinguetá (SP) e terá capacidade para produzir 600 toneladas de vidro por dia. O investimento da primeira fase de obras foi de R$ 1 bilhão.
Já a CBVP terá sua sede da fábrica em Goiana (PE), com previsão de 900 toneladas de produção diárias. Os investimentos nesta unidade já ultrapassam os R$ 800 milhões. O grupo planeja ainda outras duas unidades pelo Brasil, com atuação em vidros planos e vidros automotivos.
A chegada dos novos fabricantes se deve ao crescimento da demanda interna por vidros planos, vinda principalmente dos setores automobilístico e de construção civil. Segundo Lucien Belmonte, presidente da Abividro, a alta da tarifa de importação, implementada no fim do ano passado, vai ajudar a CBVP e a AGC a atenderem clientes que antes compravam de outros países.
 
Fonte: Vidrado