Notícias

Uma onda orgânica na arquitetura

Casa Shopping AereaEm tempos em que a conscientização sobre a sustentabilidade e harmonia ecológica faz parte do cotidiano da população, também entra nesta onda a arquitetura acrescida de orgânica.
Esta onda advém da influência de Frank Lloyd Wright e sua arquitetura orgânica, considerado um nobre inovador para a arquitetura no século XX. Segundo ele, o orgânico intensifica na arquitetura o compromisso com uma sociedade mais preocupada com a unidade entre a natureza, a beleza e o bom senso buscando o bem-estar do ser humano na vida e na casa. – “Eu acredito que chegou a hora em que a beleza deve ter um sentido… Nesta época moderna, a arte, a ciência e a religião se encontrarão, se tornarão a mesma coisa, e tal unidade será alcançada por meio de um processo cujo centro será a arquitetura orgânica.“ –  (Frank Lloyd Wright em conferência no Royal Institute of British Architects de Londres, em maio de 1939 (An Organic Architecture, London, 1939).
Traços dos princípios orgânicos de Wright foram interpretados nas obras de João Batista Vilanova Artigas (1915-1984) ente 1942 e 1950. Ele planejou pequenas residências e alguns edifícios em São Paulo.
Baseado no conceito ‘wrightiano’, Nir Sivan planejou a cobertura do CasaShopping, que foi batizada como Carioca Wave (onda carioca). Diz Sivan que a paisagem da cidade maravilhosa e a figura despojada do carioca são inacreditavelmente inspiradoras, o que o levou a criação da obra de 1500 m² em aço e vidro ligando as lojas e a entrada principal do centro comercial. Em seu design para a cobertura, o vidro envolve as estruturas, por sua inerência (que dirá transparência) em ressaltar a interação entre interior e exterior e a integração com a natureza. A estrutura contém menos ferro, o material é chamado de extra clear e será fornecido pela Seele do Brasil, também responsável pela construção.