Notícias

VIDRO – Lazer, bem-estar e saúde

Como que num passe de mágica, o vidro torna-se um material essencial para vários projetos das diversas ciências e pesquisas tecnológicas. Este, que, acidentalmente foi descoberto no princípio da história das civilizações, vem se destacando e persistindo em sua nobreza e utilidade.
Sua diversidade tanto no plano como na embalagem beneficia o lazer, o bem-estar e a saúde. Este material sublime e que possui multifaces por suas características incontáveis (reciclabilidade, transparência, permeabilidade à luz, dureza, não absorvência, baixa condutividade térmica e abundância na natureza) inspira profissionais de todas as indústrias.
Sua transparência possibilita que os profissionais de Marketing se exaltem em criatividade para a promoção de produtos diversos (perfumes, bebidas, alimentos).
Na Arquitetura este faz parte da estrutura de grandes projetos para a melhoria de grandes cidades como o do Parque Linear para a Vila Madalena, planejado por Anna Dietzch, que recebeu o honroso prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
A Medicina também se beneficia deste material inorgânico através da Engenharia de Materiais como, por exemplo, a pesquisa avançada feita pelo Laboratório de Materiais Vítreos (LAMAV) o ‘osso de vidro’, produto elaborado a partir do processo de cristalização de vidros.
Para a Engenharia Ambiental, o vidro, é um nobre aliado por ser 100% reciclável.
E, por fim, sem nenhuma varinha de condão, este material que parece líquido enquanto está numa temperatura alta, inspira profissionais das Artes Plásticas a criar obras-primas inusitadas de formas e cores variadas.