Notícias

Sai o Policarbonato, entra o vidro

“Situado na cidade de Gramado no Rio Grande do Sul, o Hotel Resort Serrano recentemente refez a cobertura de suas piscinas aquecidas, trocando o policarbonato por vidro de propriedades especiais, o Eco Lite da Cebrace. A cobertura antiga apresentava pontos de infiltração e perda de transparência.
“No local da cobertura já existia estrutura de madeira dimensionada para o policarbonato e para fazer a colocação do vidro foram necessários reforços feitos por empresa especializada”, explicou a arquiteta da Engevidros, Heloisa Oleari. Ao todo foram utilizados 300 metros quadrados de vidros no novo teto.
O Eco Lite foi a escolha do arquiteto da obra, Luiz Mori Neto, por se tratar de material com alta transmissão luminosa e baixa reflexão. Devido à localização em região fria, a Serra Gaúcha, foi especificado vidro duplo para o revestimento da área de lazer do hotel. Outro fator relevante para essa escolha diz respeito ao fato do ambiente interno aquecido produzir grande quantidade de vapor – o vidro duplo não permite que ocorra a condensação do vapor de água na superfície, pois os dois vidros são isolados por uma câmara de ar, que retarda a troca de calor através do vidro entre os ambientes interno e externo.
Pensando-se na completa estanqueidade (sentidos longitudinal e transversal), usou-se na caixilharia o sistema Skylight da Engevidros, que possui travessa com apoio para o vidro, o que bloqueia o seu deslizamento.”